Na última semana, o volume de etanol comercializado no mercado spot do estado de São Paulo atingiu o terceiro maior patamar da safra 2024/25, de acordo com dados do Cepea. Esse aumento reflete a participação ativa de distribuidoras de diferentes portes no mercado, com os vendedores demonstrando otimismo em relação ao andamento do ciclo atual.
Pesquisadores do Cepea apontam que, além da aproximação do fim das atividades tanto no campo quanto nas usinas, a pressão sobre a tancagem tem diminuído. Isso, aliado à diferença favorável nos preços dos combustíveis nas bombas dos principais estados consumidores da região Centro-Sul, tem sustentado os preços nas usinas.
Entre os dias 7 e 11 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ para o etanol hidratado registrou alta de 2,31%, fechando em R$ 2,5159 por litro (valores líquidos de ICMS e PIS/Cofins). Já o etanol anidro apresentou um aumento de 0,54%, com o Indicador a R$ 2,7572 por litro (também líquido de impostos).
Essa elevação nos valores do etanol segue alinhada com o cenário de recuperação do setor, fortalecendo as expectativas para os meses finais da safra e contribuindo para a competitividade do biocombustível no mercado de combustíveis do Brasil.
Fonte: Cepea