O setor aeroagrícola terá destaque no dia 23 de outubro, paralelo à programação da 33ª Semana do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros, no norte do Estado. Será com o encontro Inovação e Sustentabilidade: os desafios da aviação agrícola, promovido em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag). A movimentação será das 8h30 ao meio-dia, auditório do Bloco C do campus da UFMG na cidade. O evento é aberto à comunidade acadêmica e visitantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando AQUI.
O encontro terá palestras do diretor-executivo do Sindag e do Ibravag, Gabriel Colle; do diretor de operações da Perfect Flight, Paulo Márcio Villela, e do engenheiro agrônomo e analista do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) Lucas Souza. Abordando desde o crescimento, desafios e perspectivas do uso de aeronaves tripuladas e drones nas lavouras. Passando ainda pelos avanços tecnológicos que aliam produtividade e segurança ambiental da atividade aeroagrícola, além da legislação sobre o setor.
OPORTUNIDADE
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da UFMG, Pedro Guilherme Lemes, o evento será uma grande oportunidade de troca experiências com os profissionais e especialistas que atuam no setor. “Sobre tecnologias com as quais os alunos não têm um contato tão grande na graduação. Onde poderão conhecer também a legislação e os desafios enfrentados pelo setor”, completa o professor.
Segundo Gabriel Colle, o encontro faz parte do esforço das entidades aeroagrícolas para apresentar de maneira mais ampla o segmento dentro do ambiente acadêmico. “Com foco tanto em fomentar pesquisas e aprimoramento de tecnologias, quanto atrair profissionais graduados para o segmento. Ou mesmo fazer com que os agrônomos que forem trabalhar em fazendas cheguem lá já conhecendo a eficiência das ferramentas aéreas”, explica o dirigente. “E aproveitando para desmistificar a aviação agrícola também junto à sociedade em geral”, completa.
AVANÇOS
Além das tecnologias embarcadas, das rotinas operacionais e da formação exigida da equipe em campo (agrônomos aos técnicos agrícolas com especialização, além de piloto com formação específica para o setor), o encontro do dia 23 mostrará também os avanços em ferramentas para aprimorar e atestar e eficiência do trabalho em campo. Além da própria legislação sobre a aviação agrícola.
No caso da Perfect Flight, o “intuito é falar de tecnologia e de como ela auxilia a atividade. Tanto na parte econômica, quanto ambientalmente”, adianta Paulo Villela. A agtech brasileira (que atua também no resto da América Latina e Estados Unidos) faz o monitoramento preciso de aplicações de insumos agrícolas por meio de plataforma digital e aplicativo móvel. O que serve tanto para o aplicador quanto para o produtor comprovarem que o trabalho foi preciso e sem perdas. Ajudando o ainda o agricultor a gerir o manejo de sua produção.
Já do ponto de vista do Ministério da Agricultura, o foco do evento será não apenas explicar, mas conscientizar e “descomplicar” a legislação sobre o as ferramentas aéreas. Lembrando que o setor aeroagrícola (que abrange também drones) é o único no trato de lavouras com regulamentação própria (e ampla). Exigindo, por exemplo, desde formação especial do pessoal nas equipe em campo até relatórios completos de cada operação. Entre vários outros requisitos.
SERVIÇO
O QUÊ: encontro Inovação e Sustentabilidade: os desafios da aviação agrícola
QUANDO: dia 23 de outubro, das 8h30 ao meio-dia
ONDE: auditório do Bloco C do campus da UFMG em Montes Claros
INSCRIÇÕES: Gratuitas, clicando AQUI