Mapa recolhe cerca de cinco toneladas de agrotóxicos ilegais apreendidos

Mapa recolhe cerca de cinco toneladas de agrotóxicos ilegais apreendidos Entre os produtos apreendidos estão agrotóxicos ilegais, que eram falsificad

Mapa recolhe cerca de cinco to

Em operação conjunta, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da equipe de auditores fiscais federais agropecuários da Superintendência da Agricultura e Pecuária do Paraná (SFA-PR), recolheu cerca de cinco toneladas de agrotóxicos e embalagens ilegais que foram apreendidos no estado de Santa Catarina.

A apreensão foi realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e por outros órgãos responsáveis pelo combate aos agrotóxicos ilegais, na última semana.

O auditor fiscal federal agropecuário Roberto Siqueira Filho, que coordenou o recebimento dos produtos, destacou que essa apreensão representa apenas uma pequena parte do que tem sido retirado do mercado pelas equipes de auditoria e fiscalização do Mapa e dos órgãos estaduais de fiscalização agropecuária em Santa Catarina.

Entre os produtos apreendidos estão agrotóxicos ilegais, que eram falsificados e contrabandeados, além de embalagens e matérias-primas de produtos utilizados na fabricação clandestina de agrotóxicos e outras fraudes.

"Os procedimentos envolvendo o armazenamento, acondicionamento, transporte e destinação por incineração de agrotóxicos ilegais apreendidos são complexos e de alto risco, por isto necessitam de uma estrutura adequada", afirmou o chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal do Paraná, responsável pelo projeto de destinação adequada de agrotóxicos ilegais da SFA-PR.

Os produtos apreendidos foram todos agregados em uma carga e transportados pela equipe da CIDASC até o depósito licenciado, que fica no município de Ibiporã (PR). Nolocal, ficarão armazenados até o encaminhamento para a destinação final, que será a incineração em fornos apropriados, realizado por empresa autorizada e licenciada, garantindo a devida proteção ambiental.

Notícias relacionadas
© Abelhas morrem contaminadas por pulverização agrícola irregular e produtora ganha causa com R$ 100 mil em indenização

Abelhas morrem contaminadas por pulverização agrícola irregular e produtora ganha causa com R$ 100 mil em indenização

© Brasil expande área tratada com defensivos agrícolas em 10,5% em 2023, segundo pesquisa encomendada pelo Sindiveg

Brasil expande área tratada com defensivos agrícolas em 10,5% em 2023, segundo pesquisa encomendada pelo Sindiveg

© Exposição a agrotóxicos ameaça saúde de trabalhadoras e trabalhadores rurais

Exposição a agrotóxicos ameaça saúde de trabalhadoras e trabalhadores rurais

© Combate a agrotóxicos ilegais se multiplica com ações integradas

Combate a agrotóxicos ilegais se multiplica com ações integradas

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook