Tereos lança programa para capacitar municípios na recuperação de nascentes

A iniciativa Doce Nascente vai fornecer mapeamento técnico das áreas, além de todas as informações necessárias para realização dos projetos

Tereos lança programa para ca

Olímpia, 04 de junho de 2024. A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, acaba de lançar o Programa Doce Nascente, que tem o objetivo de recuperar, preservar e otimizar o uso dos recursos naturais.

Realizado em parceria com a VB Ambiental, o Doce Nascente visa atuar como um facilitador das iniciativas público-privadas para planejamento e gestão ambiental de propriedades rurais. De acordo com Rafaela Shiota, gestora de Meio Ambiente da Tereos, o programa quer atingir resultados significativos a longo prazo com a colaboração e o trabalho em conjunto dos municípios nas frentes de redução de escassez hídrica, preservação ambiental, aumento da biodiversidade e preservação do solo.

A iniciativa é uma extensão do Olhos D’Água, programa da Tereos voltado para recuperação de nascentes. “Com o programa Doce Nascente, ampliamos o projeto para a participação também dos municípios em nossa região de atuação. Vamos disponibilizar as ferramentas para um diagnóstico completo e todo o conhecimento técnico necessário para que esses projetos sejam implementados pelas prefeituras”, explica Rafaela.

Iniciativa é uma extensão do Olhos D’Água, programa da Tereos voltado para recuperação de nascentes no noroeste paulista

O projeto está dividido em duas partes. Na primeira, a Tereos já realizou um diagnóstico com 16 municípios que contempla o levantamento de imagens para identificação de áreas prioritárias para desenvolvimento dos projetos. Na segunda parte, os municípios receberão um manual de capacitação para que os técnicos de cada região possam fazer a avaliação das áreas listadas, assim como todas as informações necessárias para viabilizar a execução dos projetos.   

Os municípios participantes são Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Guapiaçu, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pitangueiras, São José do Rio Preto, Severínia, Terra Roxa e Viradouro.

O lançamento do programa foi anunciado durante evento realizado hoje, dia 4, no Hotel Celebration, em Olímpia, com a presença de representantes dos municípios envolvidos.

Notícias relacionadas
© Imasul realiza soltura de mais de 60 animais silvestres no Recanto Ecológico Rio da Prata

Imasul realiza soltura de mais de 60 animais silvestres no Recanto Ecológico Rio da Prata

© Brasil é segundo país a entregar meta de emissões na COP29

Brasil é segundo país a entregar meta de emissões na COP29

© Novo Código Florestal pode retroagir para dispensar averbação de reserva legal, diz STJ

Novo Código Florestal pode retroagir para dispensar averbação de reserva legal, diz STJ

© Primeiros casos de raiva em capivaras no litoral paulista são alerta para monitoramento do vírus

Primeiros casos de raiva em capivaras no litoral paulista são alerta para monitoramento do vírus

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook