Semadesc participa da criação da Frente Parlamentar das Energias Renováveis

A Frente Parlamentar é coordenada pelo deputado Marcio Fernandes (MDB)

Semadesc participa da criaçã

Mato Grosso do Sul está em pleno desenvolvimento em relação à produção de energia renovável. A avaliação foi feita nesta terça-feira (9) pela coordenadora de Energias Renováveis e Bioindústria da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Mamiule de Siqueira, que participou do ato de criação da Frente Parlamentar das Energias Renováveis, na sala de Reuniões da Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Ela representou o secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, no evento. “Com 19 usinas sucroenergéticas, suinocultura de ponta e energia solar, Mato Grosso do Sul é destaque neste cenário com projetos na área de biomassa, solar e biometano. Então estamos a frente no Brasil no quesito da transição energética”, afirmou a coordenadora da Semadesc.

O objetivo, segundo o deputado estadual Márcio Fernandes (MDB) que coordena a frente, é de fomentar, no Estado, a utilização desse tipo de energia renovável. “Trazer para o Parlamento esta discussão é importante não só para o Governo do Estado, mas para toda a sociedade. Temos grandes projetos de energia solar, biomassa de cana, de milho, cavaco de madeira, inúmeras PCHs e por isso precisamos cada vez mais aprimorar as nossas leis”, salientou.

Coordenada pelo deputado Marcio Fernandes (MDB), a Frente Parlamentar também é composta pela deputada Mara Caseiro (PSDB) e pelos deputados Antonio Vaz (Republicanos), Caravina (PSDB), Coronel David (PL), Gerson Claro (PP), Jamilson Name (PSDB), Junior Mochi (MDB), Lidio Lopes (Patriota), Londres Machado (PP), Lucas de Lima (PDT), Neno Razuk (PL), Paulo Corrêa (PSDB), Pedro Kemp (PT), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Renato Câmara (MDB) e Roberto Hashioka (União).

“O mundo vive uma transição energética e Mato Grosso do Sul tem como um dos pilares esse modelo, que agrega a promoção econômica junto com a preservação e conservação ambiental. A Assembleia Legislativa tem sido protagonista nos grandes debates de tudo aquilo que é importante para o Estado e a energia renovável será amplamente discutida em nossa Frente Parlamentar. O assunto tem o apoio da Presidência desta Casa de Leis e, juntos, vamos pilotar os grandes projetos para o aproveitamento de fontes de energia menos poluentes, renováveis e que reduzam o impacto ambiental”, destacou o presidente do Parlamento Estadual, deputado Gerson Claro (PP), durante a instalação de posse do grupo de trabalho.


Rosana Siqueira, Semadesc

Fotos: AL-MS

Notícias relacionadas
© Após muito debate, Senado aprova projeto que regula mercado de carbono

Após muito debate, Senado aprova projeto que regula mercado de carbono

© Deputados realizam na sessão desta quarta-feira eleição da Mesa Diretora para 2025 e 2026

Deputados realizam na sessão desta quarta-feira eleição da Mesa Diretora para 2025 e 2026

© Projeto do crédito de carbono será votado nesta quarta-feira

Projeto do crédito de carbono será votado nesta quarta-feira

© Após adiamento, Senado decide sobre mercado de créditos de carbono

Após adiamento, Senado decide sobre mercado de créditos de carbono

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook