A partir do dia 18 de março acontece em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, o Show Safra, evento voltado para temas técnicos e comerciais do agronegócio e que reúne empresas do setor, bem como feiras de máquinas, equipamentos e serviços. Entre as novidades estarão algumas voltadas para o desenvolvimento de equipamentos com Inteligência Artificial, que aprimoram a precisão do trabalho no campo. Um desses projetos é o SaveCloud, da Eirene Solutions, uma plataforma que permite aos produtores ter mais detalhes na rastreabilidade da pulverização do solo.
Isso é possível porque a novidade integra o trabalho de outra tecnologia já utilizada por empresários do campo e que permite economia de até 95% no uso de defensivos agrícolas, como herbicidas: o SaveFarm, que possibilita a pulverização seletiva de áreas agrícolas com uso da Inteligência Artificial. A tecnologia otimiza esse trabalho nas plantações e transforma os equipamentos tradicionais em pulverizadores inteligentes.
O sistema SaveFarm possui sensores com câmeras de alta resolução, que são instalados nas barras dos pulverizadores. Com o apoio da Inteligência Artificial, é realizada uma leitura de superfície do solo, identificando as ervas daninhas em meio à plantação e indicando os locais em que a aplicação de defensivos agrícolas é necessária. O operador da máquina consegue acompanhar todo o processo, receber diagnósticos e parametrizar a operação por meio de uma interface gráfica e touchscreen instalada na cabine do pulverizador.
Com a plataforma SaveCloud, o trabalho de pulverização promete ser ainda mais certeiro, segundo Eduardo Marckmann, CEO da empresa que desenvolve os sistemas. Isso acontece porque, com a novidade, a tecnologia deve garantir que a decisão sobre os trabalhos com herbicidas seja feita com base em dados. "As principais vantagens de dispor da plataforma junto ao pulverizador é saber exatamente onde, quando e quanto o equipamento está aplicando e gerando de economia na fazenda, bem como dispor de mapas e relatórios que auxiliam no entendimento da dispersão de ervas daninhas nas áreas e das melhores estratégias de controle para que elas sejam contidas em meio à produção", explica.
A precisão da tecnologia
Além da plataforma SaveCloud, Marckmann comenta que o SaveFarm também possui uma nova tecnologia em Inteligência Artificial com capacidade de detectar e classificar diferentes espécies de plantas. "Isso possibilita a pulverização do solo com altíssima precisão. O que já trazia economia deve melhorar ainda mais o trabalho do produtor", diz o CEO da empresa.
O investimento em Inteligência Artificial por parte da empresa é o exemplo de um cenário cada vez maior dessas tecnologias tanto na indústria quanto na agricultura. Uma pesquisa da IBM, de 2022, mostrou que 41% das empresas brasileiras já usavam naquele ano a IA. Já uma projeção da Harvard Business School aponta que, até 2030, haverá incremento no PIB global de R$ 7 trilhões graças ao uso da IA.
Participação no Show Safra
Entre os dias 18 e 22 de março, as tecnologias SaveFarm poderão ser vistas em um estande de 320 metros quadrados no Show Safra, evento promovido pela Fundação Rio Verde em Lucas do Rio Verde. O Show Safra é o maior encontro do segmento do agronegócio de Mato Grosso e está entre os três maiores do país em quantidade de público e movimentação de negócios. Segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Marcelo Lupatini, o evento reúne marcas com soluções inovadoras para produtores rurais. "É uma oportunidade única para eles se atualizarem sobre as últimas tecnologias, tendências e inovações do setor agrícola, desde novas máquinas e equipamentos, até técnicas de cultivos mais eficientes”, diz.
Serviço
Show Safra
Quando: 18 a 22 de março
Horários: 8h às 18h
Endereço: Rodovia MT 449, km 8 - Lucas do Rio Verde, Mato Grosso
Stand do SaveFarm e SaveCloud: B13 e B14
Mais informações:www.showsafra.com.br