Eleitores dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul elegeram no dia 2 de outubro, os 24 deputados estaduais que vão compor a 12ª Legislatura na Assembleia Legislativa (ALEMS), no período de fevereiro de 2023 a janeiro de 2027. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) foram apurados 1.404.566 votos válidos, 43.439 nulos e 85.541 em branco.
A nova composição terá 17 deputados estaduais reeleitos, contudo, a grande novidade está na eleição de Pedrossian Neto, que disputou pela primeira vez uma vaga na ALEMS.
O neto de Pedro Pedrossian atuou como Secretário-Adjunto da antiga Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção de Mato Grosso do Sul), em 2014, ao lado da ex-ministra e deputada federal Tereza Cristina, e como Secretário de Finanças e Planejamento durante a gestão do ex-prefeito Marquinhos Trad em Campo Grande. Com propostas voltadas nas políticas públicas e no desenvolvimento, Pedro Neto vê no Estado um setor de oportunidades para a indústria, para o comércio e na prestação de serviços.
No setor do agronegócio, Pedro Neto quer atuar para a integração da lavoura, pecuária, florestas, bem como na intensificação da atividade pecuária e na tecnificação e intensificação do campo. Outro foco será retomar alguns programas com bastante sucesso na agricultura familiar como o Leite Forte, o Peixe Vida, o Leitão Ouro, o Fronteiras do Futuro, e o próprio Novilho Precoce.
No setor sucroalcooleiro, o deputado eleito quer intensificar a produção da cana-de-açúcar não somente na lavoura, mas na parte da industrialização. Para ele é importante dar incentivos fiscais para que o investidor possa ter segurança jurídica e respaldo e continuei avançando neste tipo de investimento.
Sobre a retomada da malha ferroviária no Estado, Pedro Neto disse que é papel do Parlamento cobrar do Poder Executivo que adote as medidas necessárias para dar andamento a concessão federal e realizar uma nova licitação. Com isso será possível atrair um novo parceiro privado que irá fazer os investimentos necessários para que a Ferrovia volte a funcionar.
Diplomação
De acordo com o Código Eleitoral, os eleitos, assim como os suplentes, passam pela diplomação, em cerimônia realizada pelo TRE-MS no dia 19 de dezembro de 2022, no Ondara Palace, às 19h.
Em cumprimento ao Regimento Interno da ALEMS, no dia 1º de janeiro de 2023, os atuais deputados estaduais dão posse ao governador e vice-governador do Estado, ainda a definir em eleições no segundo turno.
Confira os eleitos para o Parlamento Estadual
Mara Caseiro (PSDB), Paulo Corrêa (PSDB), Zeca do PT (PT), Jamilson Name (PSDB), Zé Teixeira (PSDB), Lidio Lopes (PATRI), Caravina (PSDB), Coronel David (PL), Pedro Kemp (PT), Lucas de Lima (PDT), Junior Mochi (MDB), João Henrique (PL), Gerson Claro (PP), Londres Machado (PP), Antonio Vaz (Republicanos), Rafael Tavares (PRTB), Renato Câmara (MDB), Amarildo Cruz (PT), Neno Razuk (PL), Marcio Fernandes (MDB), Pedro Pedrossian Neto (PSD), Lia Nogueira (PSDB), Roberto Hashioka (União), e Professor Rinaldo Modesto (Podemos).
Fotos divulgação Facebook