Aviação Agrícola: a importância da lubrificação na eficiência e segurança da atividade

Essencial para manter a performance do avião, os lubrificantes corretos diminuem o intervalo de manutenção e não oferecem risco ao meio ambiente

Aviação Agrícola: a import�

De acordo com Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o Brasil possui cerca de 2.083 aeronaves agrícolas, a segunda maior frota do mundo, fora 240 empresas e 548 operadoras privadas. Além disso, há quem fale que nossa frota é uma das melhores do mundo, utilizando modernas tecnologias que ajudam na produtividade na produção de alimentos e combate à incêndios.

E para garantir o pleno funcionamento dessas máquinas, é preciso observar um componente importante para diversas de suas partes: o lubrificante. A lubrificação é essencial para manter a performance do avião, diminuindo os intervalos de manutenção e revisão geral. Outros problemas comuns são o aumento da inatividade do avião, falhas no motor e até queda da aeronave.

“A lubrificação correta é um ponto crítico para garantir a segurança e evitar que acidentes graves aconteçam. Utilizar um lubrificante errado ou de má qualidade acarreta diversas perdas, como o aumento do consumo de combustível, além do mau funcionamento das peças e perda de desempenho no voo”, explica Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Lubrificantes Especiais, empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções em lubrificação industrial.

A aviação agrícola é uma das atividades consideradas essenciais à sociedade, uma vez que o avião agrícola se tornou imprescindível para a produção de alimentos, fibras, biocombustível e o combate a queimadas. Somente em 2019, foram realizados mais de 1.800 lançamentos de água contra incêndios em áreas de preservação ambiental e lavouras. “A lubrificação é feita rotineiramente e é preciso fazer um checklist a cada novo voo ou a cada 50h e 100h voadas. Neles, observamos o nível do óleo lubrificante, os pontos de articulação de pouso, os lubrificantes do motor e do rolamento das rodas”, completa Maldonado. 

Apesar de simples, os motores precisam de atenção especial, já que trabalham com altas temperaturas e rotações. O mercado de lubrificação oferece opções de alto desempenho que promove excelente estabilidade térmica e oxidativa, resistindo a deterioração e formação de depósitos nas fases líquida, vapor e espuma, como o caso dos lubrificantes especiais linha Mobil Jet Oil, linha AeroShell e a NYCO. “Os produtos precisam ter aprovações aeronáuticas e oferecer eficiência no prolongamento da vida do motor, resistência à corrosão e desgaste e resistência à água, por exemplo”, finaliza o CEO.

A Lubvap é referência no mercado de lubrificantes biodegradáveis para diversos setores, como Offshore, Agronegócio e muitos outros. Possui em seu portfólio de produtos diversas opções que atendem qualquer necessidade, como Graxas Especiais Biodegradáveis; Fluidos Hidráulicos e, para engrenagens, Fluidos de Corte; Protetivos contra Corrosão; Desengraxantes; e Hand Cleaner Biodegradáveis.

Notícias relacionadas
© Com capacidade de plantar até 900 mudas por hora, máquinas semi-autônomas impulsionam produtividade no setor florestal

Com capacidade de plantar até 900 mudas por hora, máquinas semi-autônomas impulsionam produtividade no setor florestal

© Maior pulverizador do Brasil inicia testes na Bahia

Maior pulverizador do Brasil inicia testes na Bahia

© LS Tractor alcança a marca de 30 mil tratores entregues no mercado brasileiro

LS Tractor alcança a marca de 30 mil tratores entregues no mercado brasileiro

© Valtra fortalece a Agricultura Familiar com linhas de créditos para tratores e plantadeiras

Valtra fortalece a Agricultura Familiar com linhas de créditos para tratores e plantadeiras

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook