Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os estados que mais buscam financiamento digital para produção no agro

A Nagro, fintech especializada em crédito 100% digital, revela os estados brasileiros que lideraram os pedidos de empréstimos voltados para a produção

Minas Gerais, Rio Grande do Su

São Paulo, janeiro de 2025 – Pesquisa realizada pela Nagro, fintech especializada em crédito 100% digital, revelou os estados brasileiros que mais solicitaram empréstimos para a produção rural. Minas Gerais lidera o ranking, respondendo por 24% das operações. Em seguida, o Rio Grande do Sul aparece com 11% das solicitações, seguido por Santa Catarina, com 9,1%, e Paraná, com 9%, completando o topo da lista. Juntos, os estados da região Sul concentram quase 30% das solicitações, reflexo da expressiva presença da pecuária na região. Goiás ocupa a quinta posição, com 7,8% dos pedidos de crédito.

Distribuição por estado das solicitações de crédito para o agronegócio


Apesar de serem reconhecidos pela forte produção agropecuária, os estados do Centro-Oeste respondem por apenas 21% dos pedidos de empréstimos. Gustavo Alves, CEO e cofundador da Nagro, analisa estes dados. “Esse cenário reflete o perfil mais conservador dos produtores da região, que demonstram maior resistência à adoção de soluções digitais de crédito em comparação com os produtores dos estados do Sul, onde a adesão é mais expressiva”, comenta.

O estudo foi realizado entre 2022 e 2024 com base em dados de mais de 79 mil produtores rurais que solicitaram empréstimo à Nagro (e que não necessariamente tomaram crédito com a empresa). Entre os principais objetivos das solicitações estavam a expansão da produção e equipamentos, a melhoria da armazenagem e a adoção de inovações tecnológicas.

Os dados evidenciam a força do agronegócio como motor da economia brasileira, impulsionado por crescentes investimentos e políticas públicas. O Governo Federal tem intensificado o apoio ao setor, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas voltadas para médios e grandes produtores. No último ano, o Plano Safra destinou R$400,59 bilhões para financiamentos, um aumento de 10% em relação a 2023.

No contexto de um agronegócio cada vez mais tecnológico e sustentável, o CEO da Nagro, destaca a importância das parcerias e inovações para o setor. “Com o apoio de fintechs como a Nagro e iniciativas governamentais, produtores rurais em todo o Brasil têm encontrado cada vez mais oportunidades para expandir suas atividades, adotar tecnologias avançadas e ampliar a produção, gerando impactos positivos em toda a cadeia produtiva, incluindo o compromisso com práticas sustentáveis para equilibrar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental”, conclui.

Notícias relacionadas
© Paraná lança na B3 o primeiro FIDC/Fiagro estatal do País nesta quinta-feira

Paraná lança na B3 o primeiro FIDC/Fiagro estatal do País nesta quinta-feira

© Armac apoia projetos de construção de silos em todas as regiões do Brasil

Armac apoia projetos de construção de silos em todas as regiões do Brasil

© Pequenas propriedades no Sul tem quase o dobro do potencial agrícola de outras regiões, aponta estudo

Pequenas propriedades no Sul tem quase o dobro do potencial agrícola de outras regiões, aponta estudo

© Mercado do milho segue regionalizado em meio ao avanço da colheita

Mercado do milho segue regionalizado em meio ao avanço da colheita

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook