Centro Tecnológico da 3tentos é credenciado pelo Ministério da Agricultura para testar e certificar produtos agrícolas

Licenciamento do CETEC em Santa Bárbara do Sul (RS), referência em inovação, amplia parceria com empresas e beneficia produtores rurais

Centro Tecnológico da 3tentos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizou o credenciamento da área de pesquisa experimental do Centro Tecnológico (CETEC) da 3tentos, em Santa Bárbara do Sul (RS). Com isso, a 3tentos, o ecossistema agrícola mais completo do país, vai testar e certificar produtos, como defensivos agrícolas, ampliando a parceria com empresas do agronegócio e beneficiando os produtores rurais e todo o mercado.

Com a autorização, o CETEC da 3tentos, referência em inovação e conhecimento para o campo, vai testar a eficácia e certificar a qualidade dos produtos que protegem o cultivo antes do seu registro e do lançamento comercial, permitindo uma visão antecipada da performance dos defensivos que entrarão no mercado nos próximos anos.

Os testes serão realizados durante toda a safra, com aplicações dos defensivos no campo dentro do manejo fitossanitário das culturas, por exemplo, de soja, milho, trigo e canola. E culmina com a avaliação técnica da colheita, sendo todo o processo auditado pelo Mapa.

A autorização dada pelo ministério permite também a realização de “ensaios de eficácia para fins de alteração de registro de produtos”, destaca a pesquisadora e responsável técnica Gabriele Casarotto, do time de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da 3tentos. Entre os produtos estão fungicidas (proteção contra fungos), herbicidas (controle de plantas daninhas), inseticidas (controle da população de insetos que podem prejudicar a qualidade e a produtividade dos cultivos) e nematicidas (controle de nematoides, pragas).

Para realizar os “ensaios técnicos na estação”, o CETEC possui laboratórios e uma área dedicada à pesquisa de 15 hectares (150 mil metros quadrados, equivalentes a 21 campos de futebol), dividida em parcelas. Além de Gabriele Casarotto, especialista em experimentação agrícola e fitopatologia, o time de PDI da 3tentos conta ainda com os pesquisadores Marlon Bastiani, com atuação na área de herbologia, e Gabrieli Riva, com especialização em nematologia e entomologia.

A responsável técnica da 3tentos ressalta que o processo de credenciamento foi “extremamente rigoroso”, com o CETEC seguindo todas as normativas, incluindo ambientais, como o controle de resíduos. Ao realizar os testes dos produtos que ainda não estão comerciais, a 3tentos produz resultados e laudos de eficácia sempre compartilhados com a empresa de inovação contratante e o Mapa.

“Estamos à frente, imprimindo qualidade aos testes, com excelência, idoneidade e vantagens para todo o mercado. A proteção dos cultivos promove um aumento sustentável na produtividade e nos resultados das atividades agrícolas, cabendo à pesquisa resolver desafios relevantes para os produtores”, diz Gabriele Casarotto, enfatizando que a 3tentos, diferentemente de outras instituições, possui pesquisadores em três áreas (fitopalogia, entomologia e herbologia), além da licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), órgão técnico do Estado do Rio Grande do Sul.

Companhia tem 69 lojas e fábricas no RS e Mato Grosso

A 3tentos, que iniciou sua operação em 1995 com produção de sementes, chega a três décadas como uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro, com três fábricas de processamento de soja e produção de biodiesel, 69 lojas no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso, e uma carteira de 24 mil clientes. Além disso, está construindo sua quarta indústria, em Porto Alegre do Norte (MT), para produzir etanol de milho e DDG.

A 3tentos abriu capital na B3 (a bolsa de valores brasileira), em julho de 2021, e conta hoje com mais de 26 mil acionistas. Nos nove primeiros meses de 2024, a companhia obteve receita líquida de R$ 9 bilhões.

Notícias relacionadas
© Paraná lança na B3 o primeiro FIDC/Fiagro estatal do País nesta quinta-feira

Paraná lança na B3 o primeiro FIDC/Fiagro estatal do País nesta quinta-feira

© Armac apoia projetos de construção de silos em todas as regiões do Brasil

Armac apoia projetos de construção de silos em todas as regiões do Brasil

© Pequenas propriedades no Sul tem quase o dobro do potencial agrícola de outras regiões, aponta estudo

Pequenas propriedades no Sul tem quase o dobro do potencial agrícola de outras regiões, aponta estudo

© Mercado do milho segue regionalizado em meio ao avanço da colheita

Mercado do milho segue regionalizado em meio ao avanço da colheita

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook