Secretaria de Agricultura de SP assina parceria para promover setores de vinho e cachaça

Protocolo de intenções com a maior feira da cadeia produtiva do vinho e da cachaça é mais uma ação de SP para incentivar os produtores agrícolas pauli

Secretaria de Agricultura de

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos para promover ações conjuntas visando o desenvolvimento das cadeias produtivas do vinho e da cachaça, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) assinou, nesta quarta-feira (04/12), um protocolo de intenções com a Feira Wine São Paulo e Cachaça Trade Fair. O anúncio ocorreu na sede da Pasta, na cidade de São Paulo.

A ação é mais um esforço do Governo de SP, por meio da Secretaria de Agricultura, para valorizar as cadeias produtivas colegiadas nas Câmaras Setoriais e Temáticas da Agricultura Paulista, coordenadoria que mantém diálogo constante entre a Pasta e o setor privado. A São Paulo Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, feira destinada à cadeia produtiva do vinho e da cachaça, está em sua nona edição e se consolida como a principal feira do setor na América Latina.

“Nós temos vinhos de excelente qualidade no estado de São Paulo, e esse esforço conjunto é para fortalecer e divulgar esse trabalho. Estamos aqui como indutores, ao lado do produtor”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

Ligada ao turismo rural, a cadeia produtiva do vinho paulista está em expansão, registrando um aumento de 800% no número de videiras destinadas à vitivinicultura em 2023. Hoje, São Paulo representa mais de 11% dos empregos do Brasil na área de fabricação de vinhos. Recentemente, pelo menos 40 vinícolas de alta qualidade foram formadas em regiões com vocação para a vitivinicultura, de acordo com a Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados.

“As feiras trazem visibilidade para os produtores, para o vinho e para o destilado paulista. Não adianta ter um bom produto se ele não é visto”, afirmou Célia Carbonari, presidente da Câmara Setorial do Vinho.

Em 2024, a gestão paulista lançou o Rotas do Vinho de São Paulo, uma iniciativa inédita de promoção do enoturismo que deve gerar novos negócios, movimentando a economia regional paulista. O programa, com a participação de várias Secretarias estaduais, estabelece rotas turísticas ligadas às vinícolas, fomentando não apenas a produção de vinhos, mas também hospedagens, restaurantes e outros tipos de comércios e serviços.

Em relação à cachaça, bebida tradicional e patrimônio histórico e cultural do Brasil, SP é o maior produtor, consumidor e exportador, segundo levantamento da Pasta. São mais de 400 unidades que produzem a bebida em território paulista, o que representa 45% da produção nacional. A Secretaria de Agricultura premiou, ainda neste mês, as melhores cachaças paulistas no 1º Concurso Estadual da bebida, iniciativa pioneira.

O protocolo de intenções foi assinado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, e pela CEO da Match Propaganda, agência responsável pelas feiras de vinho e cachaça, Zoraida Lobato. O protocolo é válido pelo prazo de 12 meses.

Com mudas de alta qualidade, institutos da SAA contribuem com o bom momento da vitivinicultura paulista

Por meio do Instituto Agronômico (IAC-Apta), instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, e da CATI Sementes e Mudas, ambos ligados à Secretaria de Agricultura, SP implementou um sistema produtivo com o objetivo de fornecer mudas de alta qualidade e material de propagação com origem genética comprovada, em quantidade suficiente para aumentar os plantios de uvas de mesa e a produção de vinhos finos no estado.

O IAC também faz estudos em propriedades agrícolas com enxertos e clones comerciais, com foco na adaptação de uvas europeias. O programa, implementado há seis anos, prevê a produção e fornecimento de 10 mil brotos. Em três anos, a meta é oferecer ao mercado entre 100 a 150 mil mudas por ano.


Notícias relacionadas
© Produção de soja no Brasil cresce, mas ferrugem asiática coloca colheita em risco

Produção de soja no Brasil cresce, mas ferrugem asiática coloca colheita em risco

© Safra recorde de soja expõe gargalos no Brasil

Safra recorde de soja expõe gargalos no Brasil

© Nova tecnologia sustentável promete revolucionar o cultivo de algodão

Nova tecnologia sustentável promete revolucionar o cultivo de algodão

© Boletim Regional do Banco Central destaca desempenho da produção de grãos de Mato Grosso do Sul

Boletim Regional do Banco Central destaca desempenho da produção de grãos de Mato Grosso do Sul

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook