O setor sucroenergético é um dos pilares do agronegócio brasileiro, com um impacto econômico expressivo e uma participação cada vez maior no mercado global. De acordo com dados da Unicadata, o ciclo de exportações de açúcar e etanol entre abril de 2023 e março de 2024 gerou impressionantes US$ 19,8 bilhões em divisas externas, posicionando o setor como o terceiro maior nas exportações do agronegócio brasileiro, ficando atrás apenas da soja e das carnes.
Para ter ideia da dimensão do setor no Brasil, atualmente cerca de 1.200 municípios brasileiros estão envolvidos no cultivo da cana-de-açúcar (20% do total), com quase 10 milhões de hectares cultivados em 2023, gerando mais de 730 mil empregos formais apenas pelo setor produtivo. Somados os empregos indiretos gerados pelo setor, temos cerca de 2,2 milhões de pessoas empregadas na cadeia da cana-de-açúcar.
Dada essa relevância, o setor demanda processos cada vez mais ágeis e eficientes. É nesse contexto que a TrackingTrade, especialista em soluções tecnológicas personalizadas para simplificação de processos, se destaca. A empresa tem expandido sua atuação no agronegócio, especialmente no setor sucroenergético, por meio de parcerias estratégicas com grandes usinas, como Santa Adélia, Pedra Agroindustrial e Goiasa, promovendo uma transformação digital significativa em suas operações.
“O WeCheck auxilia na jornada de transformação digital dessas empresas. Nossa solução mesmo sem área de celular consegue armazenar os dados e emiti-los assim que eles entram em contato com a rede móvel. A comunicação entre o campo e a parte administrativa torna-se mais ágil, eficiente e guiada por dados, levando assim a decisões mais precisas, auditorias e economia”, destaca Maira Gregolin, Head de Produto da TrackingTrade
Inovação tecnológica no campo
Fundada em 2009, a TrackingTrade se destaca pela inovação e pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas que são intuitivas e adaptadas às necessidades específicas de seus clientes. Com sua expertise em tecnologia, a empresa otimiza processos, reduz custos e aumenta a eficiência operacional.
“Nossa missão é resolver os problemas reais das empresas, entendendo profundamente suas necessidades. Com uma equipe especializada, conseguimos adaptar nossas soluções para diferentes realidades operacionais”, explica a Head de Produto da TrackingTrade
O WeCheck, uma das principais soluções desenvolvidas pela TrackingTrade, facilita a comunicação e a tomada de decisões dentro das usinas. Ao fornecer informações cruciais, como dados de auditorias e inspeções de segurança processados em tempo real, a solução agiliza o retorno de respostas e elimina a burocracia de processos manuais.
“Ao elevarmos os processos do analógico para o digital dentro das usinas, isso se traduz em economia de recursos e aumento de produtividade. Antes, processos que levavam meses para ser concluído, hoje é feito em dias e, em determinados casos, em horas. Além disso, nossa solução reduz drasticamente o uso de papel nas operações, tornando uma operacional mais sustentável”, reforça Maira.
O impacto nas usinas
A Usina Santa Adélia, uma das principais parceiras da TrackingTrade, conta com duas unidades localizadas em Jaboticabal e Pereira Barreto, empregando cerca de 3.000 colaboradores. Antes da parceria, os processos internos eram lentos e dependiam de um fluxo de documentos em papel, que precisavam ser conferidos manualmente, causando atrasos e erros.
“Com o WeCheck, conseguimos visualizar toda a operação em tempo real, tomar decisões com base em dados e ainda reduzir o desperdício de papel. Isso nos permitiu não só ser mais eficientes, mas também nos aproximar das práticas sustentáveis que buscamos implementar na usina”, comenta Ermano Medeiros, Analista de Transformação Digital da Usina Santa Adélia.
Outras grandes usinas, como a Pedra Agroindustrial e a Goiasa, também fazem parte do portfólio de clientes da TrackingTrade e adotaram a soluções WeCheck para transformar e digitalizar suas operações. “Além de otimizar a gestão de dados, a ferramenta se destaca por sua capacidade de operar em áreas sem sinal, permitindo que checklists e atualizações sejam sincronizados assim que a conexão for restabelecida. Isso garante integridade das informações e processos contínuos, mesmo em locais remotos”, finaliza Gregolin.