Campo Grande, 22 de outubro de 2024 - Em busca de emprego, mais de mil pessoas compareceram na 1ª Rodada de Empregabilidade do Setor de Bioenergia. Para as 376 vagas abertas pelas usinas participantes da ação, 470 profissionais receberam encaminhamento e devem, nos próximos dias, passar pelas fases do processo seletivo de cada empresa, seguindo para contratação ou qualificação na vaga mais indicada para o seu perfil.
A ação aconteceu na última sexta-feira, dia 18 de outubro, na sede da Funtrab, em Campo Grande, e na Casa do Trabalhador nos municípios de Aparecida do Taboado, Caarapó, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora com a participação das usinas Agroterenas – Estrela do Oeste, Alcoolvale, Atvos, BP Bioenergy, CerradinhoBio Neomille, Energética Santa Helena, Inpasa, Raízen, Usina Laguna e Usina Sonora.
A presidente da Funtrab, Marina Dobashi, considera o resultado bastante positivo. “Com uma comunicação direcionada, conseguimos atrair um bom público e promover um encontro direto dos trabalhadores em busca de novas oportunidades com as usinas, proporcionando a chance de recolocação profissional de forma muito mais ágil e proativa em um dos setores que mais cresce no Estado. Resultado que foi possível com o esforço e ação integrada da Funtrab, através da Semadesc, Biosul, Senai, Casa do Trabalhador e empresas participantes”, destaca.
O presidente da Biosul, Amaury Pekelman, também comemora os números e reforça o foco do setor na promoção de empregos de qualidade. “As usinas investem em tecnologia e diversificação de produtos e matérias-primas, e da mesma forma possuem um universo enorme de atividades e funções dentro do processo de produção. Essa ação foi importante para que o setor pudesse levar informações como essas até as pessoas que estão em busca de emprego, com ou sem experiência, mostrando que há novas possibilidades e, inclusive, oportunidade de qualificação para ingressar nas usinas que operam aqui no Estado”, avalia o presidente da entidade. Um diferencial da ação foi o recebimento de candidatos PcD (Pessoa com Deficiência).
Próxima fase
Nos próximos dias, as usinas devem avançar no processo de contratação. “Neste momento, os candidatos selecionados estão passando pelas demais fases do processo de recrutamento das usinas e em breve teremos mais um indicador para avaliar o sucesso desse esforço em conectar os candidatos e as usinas”, explica Dobashi.
Nesta segunda fase, o apoio do SENAI MS entrará em ação com um papel fundamental na oferta de qualificação direcionada aos candidatos que não receberam encaminhamento nesta primeira rodada. “A partir do mapeamento das necessidades desses trabalhadores que ainda buscam oportunidades, será possível ampliar ainda mais a oferta de qualificação técnica nos municípios participantes, ampliando opções de cursos e a formação dessas pessoas atendendo necessidades do mercado de trabalho como um todo e aumentando as chances de encontrarem um emprego de qualidade”, explica o diretor regional do SENAI MS, Rodolpho Mangialardo.
Ação contínua
Quem perdeu o mutirão de empregos do setor de Bioenergia e tem interesse em se candidatar para futuras ofertas de vagas nas usinas, pode se dirigir até a Casa do Trabalhador do seu município ou até a sede da Funtrab, em Campo Grande, para cadastro pessoal no sistema de candidatos. Importante levar documentos pessoais e carteira de trabalho. Mais informações podem ser obtidas no endereço: https://www.funtrab.ms.gov.br/.
Fonte: Biosul