“A cooperação entre Brasil e África transcende as fronteiras destas regiões, abrindo portas para novas oportunidades de desenvolvimento em escala global”, diz João Bosco Monte, fundador e presidente do Instituto Brasil África (IBRAF), ao contextualizar a 12ª edição do Fórum Brasil África, que acontece em 14 e 15 de outubro no WTC Sheraton São Paulo.
Com tema central “Investimento em Infraestrutura para Impulsionar o Desenvolvimento Sustentável no Brasil e na África”, o evento reunirá cerca de 500 delegados, incluindo chefes de Estado, líderes governamentais, empresários e representantes da sociedade civil em São Paulo para debater temas importantes em prol de fortalecer as relações entre o Brasil e o continente africano, com a missão de atrair colaboradores de outras regiões do mundo.
Energia Renovável: Pilar fundamental para a construção de um futuro energético sustentável
A transição para fontes de energia renováveis é crucial para assegurar um futuro energético sustentável, sobretudo em regiões como a África, onde o crescimento e o desenvolvimento econômico são prioridades. O uso de energias renováveis não apenas diminui a dependência de combustíveis fósseis, mas também estimula o desenvolvimento econômico e social, criando empregos e ampliando o acesso à energia em áreas remotas. Por outro lado, o Brasil é um exemplo notável de sucesso na transição para energias renováveis. O país dispõe de uma matriz energética diversificada, com uma presença significativa de fontes renováveis, que inclui energia hidrelétrica, eólica, solar e de biomassa. A experiência brasileira destaca a importância de políticas públicas eficazes, investimentos em tecnologia e infraestrutura, bem como a colaboração entre os setores público e privado.
O Futuro da Mineração: Perspectivas Globais e Desafios Locais
Dentre os debates que acontecem no dia 15 está “O Futuro da Mineração: Perspectivas Globais e Desafios Locais”, que partirá da premissa que o futuro da mineração em regiões como o Brasil e a África Subsaariana está intimamente ligado à transição global para fontes de energia mais limpas e sustentáveis. Essa mudança representa tanto desafios quanto oportunidades significativas para essas áreas, que são ricas em recursos minerais vitais para tecnologias verdes, como baterias de lítio, painéis solares e turbinas eólicas e tanto o Brasil quanto a África Subsaariana têm o potencial para transformar a mineração em um motor de desenvolvimento sustentável. Para isso acontecer, é necessário enfrentar desafios substanciais relacionados à infraestrutura e à sustentabilidade, além de garantir que os benefícios econômicos sejam distribuídos de forma equitativa. Com políticas adequadas, investimentos estratégicos e um forte foco em práticas sustentáveis, essas regiões podem liderar o caminho rumo a uma mineração mais responsável e benéfica no contexto da transição energética global.
Clima em Transformação: Respostas do Sul Global
Para sua subsistência básica, a partir do momento que estudos recentes indicam US$ 78,6 bilhões em perdas potenciais devido aos impactos do desmatamento, além do fato de que 10% das emissões globais de carbono resultam do desmatamento e da degradação florestal. Os países do sul global detêm os maiores estoques de florestas tropicais preservadas, representando mais da metade da biodiversidade do mundo e uma riqueza de flora e fauna inestimável. Igualmente, os oceanos e seus ecossistemas são vitais para o bem-estar da humanidade. As regiões costeiras abrigam mais da metade da população mundial, e particularmente vulneráveis à mudança climática e ao aumento do nível do mar. O investimento na economia azul é fundamental para assegurar o futuro sustentável dos maiores centros urbanos do mundo que residem à beira do mar.
Prosperidade sustentável: Governança estratégica voltada para impulsionar os investimentos em infraestrutura na África
O mercado africano se tornou um destino atraente e competitivo para investimentos em infraestrutura. Em resposta à crescente demanda, este simpósio organizado pela TRENDS Research and Advisory reunirá autoridades intelectuais, inovadores e formuladores de políticas públicas para explorar como a boa governança e a implementação de estratégias eficazes podem melhorar o ambiente de negócios na África. O foco desta sessão será o alinhamento dos investimentos em infraestrutura com os padrões de sustentabilidade por meio do fortalecimento dos indicadores de boa governança.
A programação e mais informações podem ser conferidas em www.forumbrazilafrica.com