De olhos na tela estrada. A startup Distance Technologies, da Finlândia, acabou de arrecadar mais de 10 milhões de euros numa rodada de investimentos liderada pelo braço venture capital do Google.
O principal negócio da companhia é uma tecnologia que transforma vidros de carros, aviões e outras superfícies transparentes em telas inteligentes de realidade aumentada.
Aprofundando: A ideia é que o para-brisa mostre para o motorista os mais diferentes dados sobre o trajeto, como horário de chegada, velocidade, direções e até distância a outros veículos. Tudo isso direto no vidro em 3D e colorido.
Também seria possível atender chamadas e ver imagens da câmara traseira na hora de dar ré. Sem falar na tela para filmes e TV para o carona.
O timing: Várias empresas também estão investindo em tecnologias parecidas, mas os aparelhos ainda são caros — mais de US$ 3.500 —, como o Apple Vision Pro, o Microsoft HoloLens e o recém-revelado Meta Orion.
Se está se perguntando quando que isso chega nos carros à venda, o projeto ainda está em fase de testes. Com essa bolada que recebeu de investimentos, a ideia é acelerar o desenvolvimento do produto final e liberar para o mercado.
Lembre-se: críticos existem sempre. Há quem diga que o para-brisa holográfico pode mais atrapalhar do que ajudar os motoristas. Provavelmente, uma etapa de regulação vai ser necessária antes do lançamento oficial.
Matéria publicada thenews 27/09/24
(Imagem: ArenaEV)