Etanol se consolida como combustível sustentável e impulsiona Minas Gerais no setor bioenergético

A revista Viver Brasil destaca a crescente adoção do etanol em frotas públicas e privadas, incentivada por políticas estaduais e a nova campanha de co

Etanol se consolida como combu

Nos últimos anos, o etanol firmou-se como uma das principais alternativas sustentáveis para a descarbonização, especialmente no setor de transportes. Suas vantagens ambientais e econômicas o tornam uma escolha estratégica para empresas e consumidores que buscam reduzir suas emissões de carbono. No Brasil, o biocombustível, produzido a partir da cana-de-açúcar e do milho, destaca-se por reduzir em até 90% as emissões de gases de efeito estufa quando comparado à gasolina.

Minas Gerais é protagonista nesse cenário, liderando com políticas que incentivam o uso do etanol em frotas públicas e privadas. De acordo com Mário Campos, presidente da Siamig Bioenergia, o estado, que é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do país, processou mais de 80 milhões de toneladas na safra 2023/24. Esse volume movimenta a economia local e gera milhares de empregos, consolidando o papel de Minas no setor bioenergético.

Além das iniciativas estaduais, como a lei "Na Hora de Abastecer, Escolha o Etanol", sancionada em janeiro deste ano, outras cidades mineiras, como Uberaba e Araguari, também criaram legislações municipais para incentivar o uso do biocombustível. No cenário nacional, o projeto de lei "Combustível do Futuro", recentemente aprovado pelo Congresso, visa ampliar ainda mais o uso de biocombustíveis, fortalecendo a posição do Brasil como líder mundial na produção de energias renováveis.

Inovações como o combustível sustentável para aviação (SAF) e a conversão do etanol em biometano mostram o potencial do biocombustível para revolucionar outros setores além do transporte terrestre. Para promover ainda mais essa alternativa sustentável, a Siamig Bioenergia lançou a campanha "Etanol. Você abastece, a vida agradece", que visa conscientizar a população sobre os benefícios do etanol e incentivar seu uso em Minas Gerais.

A campanha abrange mais de 200 municípios e utiliza uma abordagem multiplataforma para alcançar o público mineiro. Camila Rocha, gerente de Comunicação e Marketing da Siamig, explica que o objetivo é promover a conscientização ambiental e mostrar o etanol como a escolha mais inteligente para quem se preocupa com o meio ambiente e a economia. Para Mário Campos, essa ação reforça a importância do etanol como solução viável para os desafios ambientais e econômicos do futuro.


Notícias relacionadas
© Com fé e determinação, Usina Novo Milênio dá início à safra 2025/2026 em Lambari D’Oeste MT

Com fé e determinação, Usina Novo Milênio dá início à safra 2025/2026 em Lambari D’Oeste MT

© Moagem de cana atinge 1,8 mi de toneladas na 1ª quinzena de março

Moagem de cana atinge 1,8 mi de toneladas na 1ª quinzena de março

© Atvos obtém Licença de Instalação para sua primeira fábrica de biometano em Mato Grosso do Sul

Atvos obtém Licença de Instalação para sua primeira fábrica de biometano em Mato Grosso do Sul

© Alexandre Lima é reeleito presidente da Coaf e Emílio Celso como vice para triênio 2025-28

Alexandre Lima é reeleito presidente da Coaf e Emílio Celso como vice para triênio 2025-28

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook