Goiânia, 18 de setembro de 2024 – Com a chegada da safra de soja 2024/2025, as empresas do setor de sementes estão acelerando seus preparativos logísticos para garantir o abastecimento eficiente aos produtores. A SEEDCORP|HO, referência em genética e sementes de soja no Brasil, destaca-se no setor por sua estratégia inovadora e eficaz. Atualmente, a empresa é uma plataforma integrada de acesso ao mercado agrícola, com presença em toda a cadeia produtiva da soja, da pesquisa à logística, e, por conta desse modelo único no segmento de sementes, traz um diferencial ao mercado, que colabora para sua sustentabilidade econômica.
Ronaldo Del Padre, responsável pela área de Logística da SEEDCORP|HO, revela que a empresa implementou um modelo único de expedição de sementes no mercado brasileiro e que, desde julho, está com tudo preparado para atender os agricultores. "Nossa capacidade logística nos permite carregar até 139 caminhões por dia em alta temporada, operando em 21 locais de carga estrategicamente posicionados", afirma. Esta estrutura robusta permite à empresa atender com agilidade a demanda dos produtores em diferentes regiões do País, entregando a semente na hora que é preciso. A abordagem integrada da empresa, envolvendo todos os setores na resolução de problemas, garante flexibilidade e adaptabilidade. "Por exemplo, por razão da quebra de produção na Região Sul do Brasil, devido às chuvas no Rio Grande do Sul, conseguimos suprir a demanda a partir de outros locais de produção, assegurando o fornecimento aos produtores", destaca Del Padre.
Em setembro e outubro, período de maior movimentação para o plantio da safra 2024/2025, a empresa espera entregar cerca de 1,4 milhão de sacas de soja em todo o País, atendendo mais de 600 produtores e distribuidores de Norte a Sul. Somente no Centro-Oeste, onde a empresa possui estação de pesquisa em Primavera do Leste (MT) e 11 UBSs nos estados do Mato Grosso, de Minas Gerais e Goiás, esse volume deve chegar a um milhão de sacas.
A SEEDCORP|HO tem implementado um processo logístico de transportes altamente eficiente, utilizando o sistema TMS-Safra Control (Transit Management System - Sistema de Gerenciamento Logístico em todas as suas etapas) SOU Agro para garantir uma gestão em tempo real de todo o ciclo de carregamento e faturamento. A plataforma proporciona uma visão abrangente e instantânea de toda a operação logística, desde o início do carregamento até a entrega final. O sistema permite monitorar diversos aspectos críticos, como a fila de espera para carregamento, o status dos veículos em processo de carga e o acompanhamento em tempo real dos caminhões em trânsito, otimizando assim toda a cadeia de distribuição. "Investimos no treinamento de mais de 300 profissionais para operar este sistema, o que nos permite um monitoramento preciso e eficiente, com manobra para mudanças no meio do caminho sem impacto no cliente final", explica Del Padre.
Inovações como o sistema de cargas fracionadas para sementes de soja e milho foram implementadas em 2017, atendendo às necessidades específicas de diferentes produtores. Além disso, a empresa estabeleceu parcerias estratégicas com transportadoras para a entrega eficiente de materiais de pequeno volume, adotando um modelo similar ao utilizado por grandes empresas de e-commerce.
Infraestrutura logística robusta
A SEEDCORP|HO possui uma robusta infraestrutura logística, que conta com a SeedLog, rede logística própria, criada em 2016 para proporcionar mais segurança ao agricultor, além de qualidade e agilidade na distribuição de sementes de soja e milho. As Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS) estão estrategicamente posicionadas e os Centros de Distribuição estão localizados próximos aos maiores polos agrícolas do Brasil, em Nova Mutum e Água Branca, ambos no Mato Grosso, com capacidade estática de 100 mil sacas cada. Esta proximidade com as propriedades rurais, combinada com o armazenamento em ambiente refrigerado entre 10ºC e 12ºC, possibilita a expedição de sementes por meio do modelo "just in time", garantindo o fornecimento confiável e demonstrando a capilaridade e eficácia da rede no atendimento à demanda dos produtores brasileiros.
Este sistema diferenciado permite que o agricultor não precise transportar toda a sua semente para a propriedade de uma só vez, podendo retirá-la conforme sua necessidade. “Essa flexibilidade não apenas otimiza o processo logístico, mas também assegura a qualidade das sementes até o momento do plantio, proporcionando mais segurança, qualidade e agilidade na distribuição de sementes”, reforça Del Padre.
Tecnologia e transparência a serviço do produtor
A empresa implementou também, na safra 2021/2022, controles significativos em seus produtos e processos, sendo um deles a inclusão de um QR Code nas embalagens, acompanhado de um código de rastreabilidade expandida, que fornece informações específicas sobre cada lote de semente de soja. “Esta iniciativa mostra nosso compromisso com a transparência dos processos e a garantia da origem, elementos que não apenas elevam a qualidade das operações, mas também influenciam positivamente as tomadas de decisões e os resultados dos produtores”, conclui Del Padre.