O governo federal está preparando o leilão de algumas das mais importantes hidrovias do Brasil, com destaque para a hidrovia do Rio Madeira, essencial para o Corredor Logístico Norte. Para discutir essa iniciativa, a Comissão de Infraestrutura (CI) realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (10), às 9h. O convite ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ainda aguarda confirmação.
A audiência foi solicitada pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da comissão, que destaca a relevância das hidrovias para o escoamento eficiente de cargas e para o desenvolvimento econômico do país. “Elas oferecem um meio de transporte econômico, sustentável e eficiente, contribuindo para a competitividade e a integração dos mercados nacionais e internacionais”, afirmou o senador.
Para Moura, os investimentos privados em concessões podem modernizar as hidrovias e transformá-las em importantes artérias logísticas, melhorando os serviços e promovendo a sustentabilidade ambiental.
Hidrovia do Rio Madeira
A hidrovia do Rio Madeira é uma das mais estratégicas da Região Norte, sendo fundamental para o escoamento de grãos como soja, milho e açúcar, produzidos em Mato Grosso e transportados até Porto Velho (RO) via BR-364, em um trajeto de 800 km.
Mesmo durante períodos de estiagem, a hidrovia permite a navegação de comboios com até 18 mil toneladas. Com uma largura que varia de 440 metros a 9.900 metros e profundidade de até 13 metros, ela é formada pelos rios Mamoré e Guaporé e atravessa 11 municípios, sendo 8 no Amazonas e 3 em Rondônia.
De acordo com o DNIT, a hidrovia tem 1.060 km navegáveis entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM), sendo um dos principais corredores de transporte fluvial do país, com aproximadamente 180 km em Rondônia e 876 km no Amazonas.