Tecnologias:

A inauguração do primeiro espaço empresarial voltado para startups do agronegócio no Brasil antecipa uma onda de rupturas tecnológicas no setor. Resultado de uma parceria entre a Raízen, joint venture entre Cosan e Shell e maior produtora individual de açúcar e etanol do país, e a SP Ventures, gestora de investimentos em companhias com tecnologias voltadas para o agronegócio, o Espaço Pulse está localizado no ecossistema de inovação e empreendedorismo que vem sendo chamado de Agtech Valley, em Piracicaba, a aproximadamente 150 km de São Paulo.
Berço da indústria sucroenergética nacional e sede da ESALQ-USP, quinta melhor instituição de ensino e pesquisa focada em Ciências Agrárias no mundo e a primeira da América Latina de acordo com o ranking da US News, o município se tornou o foco de um dos movimentos de empreendedorismo tecnológico mais promissores e únicos em sua composição e propósito da história recente brasileira.
O Pulse vem de encontro com o aumento vertiginoso no volume de startups especializadas no agronegócio ao redor do país nos últimos meses, trazendo abrigo para estas empresas, no formato co-working, em espaço situado no Parque de Tecnológico de Piracicaba, que terá a SP Ventures como parceira permanente no local. “O Pulse é um parceiro para a nossa estratégia de criar o ecossistema de agtechs(nome dado às startups de tecnologias agropecuárias) mais promissor do Brasil. Queremos que as futuras gigantes do agronegócio sejam uma das startups do espaço. A atividade empreendedora nas agtechs brasileiras é muito intensa e isso acontece por conta do ótimo momento do setor. Tenho confiança de que, nos próximos cinco ou dez anos, teremos alguns unicórnios”, explica Francisco Jardim, sócio fundador da SP Ventures.
A SP Ventures esteve entre os sete gestores de investimentos em empresas com tecnologias para o agronegócio mais ativos no mundo, segundo ranking divulgado pela Agfunder em 2016 – principal portal de conteúdo sobre agtechs no mundo. A gestora de investimentos está preparando uma grande operação no Vale do Piracicaba, liderada por Thiago Lobão, sócio da SP Ventures. Vale lembrar, a gestora do Fundo de Inovação Paulista já possui quatro investimentos na cidade – Aegro, Inceres, Horus e Promip. Nos próximos meses, novos investimentos em companhias da região são esperados.
A responsável pela metodologia de aceleração do Pulse é a NXTP Labs, uma aceleradora argentina com operação no Brasil e parceira do projeto. “O Pulse quer ultrapassar barreiras e levar as startups agro da América Latina ao mesmo nível dos ecossistemas de fintechs mais desenvolvidos”, afirma Magnus Arantes, Chefe de Operações da NXTP Labs no Brasil.
O espaço contará, ainda, com programas de mentoria e coaching, palestras e eventos de networking promovidos pela liderança da Raízen e pelos parceiros SP Ventures e NXTP Labs. É importante frisar, o Pulse não se limitará às startups constituídas no Agtech Valley, propondo-se a ser um hub de atração para as melhores agtechs globais interessadas em ingressar no país.
As primeiras empresas selecionadas serão anunciadas entre setembro e dezembro de 2017. As residentes não terão auxílio financeiro, mas poderão desfrutar de oportunidades junto a Raízen, SP Ventures e NXTP Labs, dentre outros grandes grupos agrícolas parceiros.
Para inspirar as novas startups, o Pulse convidou a Agrosmart, startup brasileira que mais cresce dentro e fora do país, para liderar o espaço. Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart, irá palestrar no evento de abertura que acontece no dia 03/08.
Para participar do Pulse as inscrições devem ser feitas através do link www.pulsehub.com.br/faca_parte.
Sobre a SP Ventures A SP Ventures é uma empresa cujo principal foco é a gestão e condução de investimentos em Venture Capital no Brasil. A companhia realiza a compra de participação acionária em empresas de tecnologia inovadora e com alto potencial de crescimento. O objetivo da SP Ventures é tornar-se sócia de empreendedores com potencial de transformar o país. Além de investimento financeiro, a equipe da SP Ventures trabalha intensamente com os seus empreendedores para transformar pequenos negócios em grandes Companhias de alto impacto.