“Nossa carne é forte, produzida com grande sustentabilidade e qualidade. Referência mundial, com produção calcada no conhecimento científico e que passa por uma rigorosa inspeção sanitária federal. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a abertura da Caravana do FCO – etapa Campo Grande, realizada nesta quarta-feira (30), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com a presença de lideranças rurais e políticas do Estado.
Durante o evento, Saito falou sobre duas ações realizadas, em março, em benefício ao setor produtivo, especificamente, a pecuária de corte. A primeira, citada pelo presidente, foi a reunião realizada dia 20, por dezenove instituições de diversos segmentos econômicos do Estado e do Governo, para a elaboração de uma carta conjunta, que teve como objetivo destacar a qualidade da carne bovina de Mato Grosso do Sul à sociedade.
A segunda ação reforçada por Saito foi a rápida resposta do Banco do Brasil à solicitação realizada pela Famasul, também no dia 20, referente a recursos direcionados a produtores, pelo momento delicado vivenciado pela pecuária. “São medidas que visam a prorrogação de custeios e investimento contratados, com vencimentos de março a julho de 2017, além de linhas de créditos que auxiliarão o setor produtivo neste atual momento”, acrescentou Saito.
Segundo o presidente da Federação, Mauricio Saito, há uma necessidade de assistência creditícia aos produtores diante do atual cenário da pecuária sul-mato-grossense. “Devido a um problema pontual e limitado a um pequeno número de estabelecimentos, tivemos nossas exportações impactadas momentaneamente, gerando diminuição de liquidez da nossa carne junto à indústria frigorífica”.
A medida pode beneficiar 77 mil produtores, que possuem R$ 4,7 bilhões em operações possíveis de prorrogação. Além disso, o BB manterá as taxas das operações originais. O montante disponibilizado será destinado em duas soluções de empréstimos
Uma delas é voltada para a retenção de bezerros, matrizes e bois, permitindo aos produtores aguardarem a retomada de preços do mercado para comercialização. A outra iniciativa é uma alternativa de financiamento, com recursos próprios do Banco, envolvendo a aquisição de bovinos para recria e engorda.
De acordo com as informações da instituição financeira, as novas linhas possuem prazo de até dois anos e utilizam recursos captados da LCA. As taxas variam entre 9,9% e 12,75% a.a.
Saito destaca ainda que a agropecuária de Mato Grosso do Sul tem papel fundamental para o desenvolvimento econômico e, consequentemente, social do Estado. “Nos destacamos pela qualidade e excelência na atividade pecuária, ocupando o segundo lugar no ranking nacional de produção e o quinto lugar de exportação. Além de gerar emprego e renda”, reforça o dirigente.
De acordo com os dados do Sistema Famasul, o Valor Bruto de Produção do segmento pecuário atingiu R$ 7,2 bilhões em 2016. “Além disso, Mato Grosso do Sul se destaca na suinocultura e avicultura”, afirma Saito.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
A Bayer tem a satisfação em comunicar que em 22 de janeiro de 2021, a Comissão da União Europeia concedeu certificado de segurança para importação de sementes de soja com tecnologia INTACTA 2 XTEND® para uso e processamento em alimentos/ração. A decisão foi publicada no Jornal Oficial da União Europeia, após […]
Cidade de muitos povos e culturas, centro econômico do País, polo da indústria de negócios e empreendedorismo, São Paulo também exerce grande influência no agronegócio. Você sabia que na metrópole estão sediados importantes institutos de pesquisa do segmento? Que em Parelheiros, distrito da zona sul da capital, há mais de 500 […]