SITE-MLog | Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira

 

 

 

 

Esta é uma plataforma com dados numéricos e cartográficos de todo o Brasil a respeito da produção agropecuária e seu escoamento pelo território nacional para atender ao mercado interno e à exportação. Mais de 500 mil mapas interativos podem ser gerados por meio da ferramenta, revelando onde está concentrada a produção, quais os principais portos utilizados para exportação, os caminhos percorridos para chegar a eles, a estrutura de armazenagem disponível.

 

 

O Sistema de Inteligência Territorial Estratégica permite realizar estudos diversos sobre a macrologística de dez dos principais produtos agropecuários brasileiros: algodão, aves, bovinos, café, cana-de-açúcar, laranja, madeira para papel e celulose, milho, soja e suínos. As informações reunidas possibilitam avaliar a situação da infraestrutura dos modais de escoamento, identificar prioridades de investimento atuais e projetar demandas futuras.

 

 

Beneficiários

Gestores públicos e privados

Abrangência geográfica

Todo o território nacional

Benefícios econômicos e sociais

 

 

A eficiência logística é fator decisivo para a competitividade em qualquer segmento, de modo especial no de commodities. Reduzir o custo e o tempo de transporte, assim como contar com armazéns para equilibrar oferta e demanda, pode melhorar a colocação dos produtos brasileiros no mercado internacional e até mesmo o abastecimento das indústrias locais, com impacto na remuneração de toda a cadeia produtiva.

 

 

Ao possibilitar o cruzamento de diferentes variáveis, o SITE- MLog oferece suporte a políticas públicas e iniciativas do setor privado para a melhoraria da logística e, por consequência, da competitividade de cada uma das bacias logísticas focadas na produção agropecuária nacional. Pode promover, ainda, o impacto ambiental positivo, com subsídios para a adoção de modais de transporte com menor emissão de gases de efeito estufa.

 

 

Produto: Software Ano de Lançamento: 2018

Bioma: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal

Unidade Responsável: Embrapa Territorial

Onde Encontrar:
 http://www.embrapa.br/macrologistica

 

 

Foto: FURUKAWA, Neide Makiko