O governo federal publicou na ultima segunda-feira (28/08), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), um novo decreto sobre a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca). O texto regulamenta a exploração mineral onde não houver unidades de conservação, terras indígenas e faixa de fronteira.
O Decreto reforça que nos locais onde há sobreposição com áreas protegidas, a autorização de pesquisa mineral, a concessão de lavra, a permissão de lavra garimpeira, o licenciamento, e qualquer outro tipo de direito de exploração minerária ficam proibidos, exceto se previsto no plano de manejo (apenas para os caso de unidades de conservação de uso sustentável).
O objetivo da medida é atrair novos investimentos, com geração de riquezas para o País e de emprego e renda para a sociedade, além da ampliação da oferta de bens minerais, com base sempre nos preceitos da sustentabilidade. Acredita-se ainda que a medida poderá auxiliar no combate aos garimpos ilegais instalados na região.
Lançamento do Outlook GlobalFert 2021 previsto para março. 2020 foi um ano repleto de desafios e para o agronegócio não foi diferente. A pandemia de Covid-19 afetou e continua influenciando a dinâmica do mercado em diversos países e mesmo em meio a este cenário, em 2020, o GlobalFert lançou com sucesso sua primeira publicação sobre o […]
Objetivo é mobilizar municípios para fortalecer ainda mais cadeia produtiva e receber adesão de mais produtores da agricultura familiar Prefeitos e secretários municipais ligados ao desenvolvimento agropecuário, bem como profissionais do setor, podem participar nesta quarta-feira (27/01) de uma transmissão on-line promovida pelo Governo de Goiás sobre a Cerveja de Mandioca. […]