Um dos temas debatidos na reunião da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na quarta (26), foi a necessidade de criar uma linha de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para projetos de agricultura de baixo carbono.
Segundo os participantes, o FNE, instrumento de política pública federal operado pelo Banco do Nordeste, ainda não possui uma linha de crédito específica para práticas que reduzem as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no setor agropecuário.
“É importante que se crie esse financiamento para ampliar a participação dos produtores da região nordeste no Plano ABC”, disse o presidente da Comissão e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço.
O Plano ABC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é composto por sete programas referentes às tecnologias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Dentre eles, está a recuperação de pastagens degradadas, sistema de plantio direto, florestas plantadas e tratamento de dejetos animais.
Por: Deyvid Bueno As plantas não possuem um mecanismo imunológico como acontece em animais ou em nós, seres humanos. Ela tem um mecanismo de resistência, o chamado sistema de resistência, mediado por, basicamente, dois hormônios principais: ácido salicílico e ácido jasmônico. O ácido salicílico intermedia o sistema de resistência adquirido, no qual a planta consegue […]
Os recentes aumentos nos preços da gasolina e do óleo diesel, autorizados pela Petrobras, levou proprietários de postos de combustíveis a elevar, também, os valores praticados na comercialização do etanol, e o consumidor ficou sem para onde correr. Imediatamente, o Governo do Estado tomou algumas medidas para amenizar e […]