CTC faz parceria com Ginkgo para combater pragas nas lavouras de cana

Com o apoio da empresa norte-americana, companhia brasileira espera descobrir novas moléculas para o controle de pragas que tem alto poder de destruiç

CTC faz parceria com Ginkgo pa

Piracicaba (Brasil) e Boston (EUA) – 03 de junho de 2024 - Líder mundial em ciência da cana, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) anunciou uma parceria com a Ginkgo Bioworks (NYSE-DNA), empresa norte-americana de engenharia genética, para descobrir e otimizar novas moléculas destinadas ao controle de relevantes pragas da cultura da cana de açúcar.

O CTC aproveitará a grande experiência de bioinformática da Ginkgo, que permite projetar e construir rapidamente milhares de novas moléculas. O objetivo é descobrir moléculas capazes de controlar as pragas de interesse, de maneira eficaz. Na sequência, o CTC irá aplicar seus conhecimentos de biotecnologia em cana-de-açúcar para desenhar e desenvolver produtos inovadores e com ótima proteção contra essas pragas, disponibilizando aos produtores uma solução de manejo de longa duração.

“Estamos entusiasmados com a parceria com o CTC para impulsionar esta tecnologia inovadora. A Ginkgo espera aplicar seus serviços avançados de descoberta e otimização de moléculas e plataforma de engenharia para melhorar as características das plantas em colaboração com o CTC”, disse Magalie Guilhabert, “head” de Produtos Biológicos da Ginkgo Bioworks.

“Colaborar com a Ginkgo reforça o compromisso do CTC em trabalhar na vanguarda do desenvolvimento tecnológico aplicado a cana-de-açúcar. O longo histórico de inovação do CTC, aliado ao serviço de alta qualidade de descoberta e engenharia genética oferecido pela Ginkgo, permitirá a aceleração do desenvolvimento de novos produtos de biotecnologia, mitigando os danos causados pelas principais pragas da cana e contribuindo para aumento da resiliência do setor sucroenergético”, diz Sabrina Chabregas, Diretora de P&D do CTC.

Prejuízos

Maior produtor mundial de cana-de-açúcar e líder das exportações de açúcar, o Brasil sofre graves prejuízos de centenas de milhões de dólares por ano em danos às colheitas causados por pragas da cultura.

O desenvolvimento de plantas com características para proteção da cultura contra essas pragas é fundamental para que os produtores possam cultivar plantas de cana-de-açúcar mais sadias e mais resilientes.

Sobre Ginkgo Bioworks

A Ginkgo Bioworks é a plataforma líder em programação celular, fornecendo serviços completos que resolvem desafios em diversos mercados, desde alimentos e agricultura até produtos farmacêuticos, produtos químicos industriais e especializados.

Para obter mais informações, visite ginkgobioworks.com e concentricbyginkgo.com, leia nosso blog ou siga-nos em canais de mídia social.

Sobre CTC

O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira é uma empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar. É o maior banco de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 5 mil variedades. Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento e engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas.

Criado em 1969, CTC contribuiu nestes 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo e a cogeração através do processamento da palha da cana (bioeletricidade).


Notícias relacionadas
© Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono no Brasil abre oportunidades para os produtores de cana

Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono no Brasil abre oportunidades para os produtores de cana

© Safra de cana no Norte-Nordeste supera 21 milhões de toneladas até 15 de outubro

Safra de cana no Norte-Nordeste supera 21 milhões de toneladas até 15 de outubro

© Com 34 mi de ton de cana processadas, moagem cresce 2,75%

Com 34 mi de ton de cana processadas, moagem cresce 2,75%

© Produtividade na cana-de-açúcar segue abaixo da média da safra passada, diz CTC

Produtividade na cana-de-açúcar segue abaixo da média da safra passada, diz CTC

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook