Palhada da Cana-de-Açúcar :

Muito se fala sobre os benefícios da palhada sobre o solo, porém, poucos sabem que há cuidados a serem observados.  
 O ex-professor de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, Dr. Roberto A. Fioretto e o Engenheiro Agrônomo Msc. Conrado C. Fioretto reuniram experiências no livro “Palhada da Cana-de-Açúcar – Possibilidades e limitações em solo Tropical”, onde destacam os efeitos dos compostos hidrossolúveis da palhada sobre a fertilidade dos solos, no aumento da salinidade da solução e a possível dispersão de argila, com consequências direta na diminuição da água disponível.  
 Esta mudança química no solo, tanto pode se alterar para o bem quanto para o mal, portanto, esta obra propõe maneiras para monitorar este impacto.  
A obra é direcionada tanto para acadêmicos dos cursos de Ciências Agrárias quanto aos profissionais de usinas e cooperativas de produtores de cana-de-açúcar.
 
 O livro, que está sendo lançado pela Editora Interciência, esta dividido em 7 capítulos.  
 
1. Extrato Hidrossolúvel (EHS) da Palhada
 
2. Análise Preditiva da Solução do Solo
 
3. Dinâmica de Íons na Solução do Solo Induzida pelo EHS
 
4. Composto Hidrossolúveis – CHS
 
5. Extrato Vegetal – Efeito na Solução do Solo
 
6. Palhada no Campo x Palhada na Indústria
 
7. Método de Avaliação da Toxidez da Acidez Trocável por Bioensaio
 
Esta é, certamente uma obra indispensável para Agrônomos, estudantes de agronomia e demais profissionais ligados à cadeia produtiva da cana-de-açúcar e da indústria sucroalcooleira.
O livro pode ser adquirido online no site da Editora Interciência no endereço eletrônico http://www.editorainterciencia.com.br