Dourados:

A prefeita Délia Razuk participou na manhã de sábado no distrito de Vila Vargas da solenidade de entrega de oito estufas para o cultivo protegido de frutas e hortaliças. O ato aconteceu no sítio do casal Jaime Garcia e Antonia e contou com a presença do deputado estadual João Grandão, autor da emenda que garantiu no valor de R$ 64 mil para a construção das estufas.
O secretário Municipal de Agricultura Familiar, Landmark Ferreira Rios afirmou que oito famílias de agricultores foram beneficiadas com as estufas com área de cem metros quadrados que facilitarão a produção de alface, rúcula, tomate e pepino. O projeto conta com o apoio da Agraer, SEBRAE, Senar, Apoms e Embrapa sendo que os agricultores vão receber insumos, equipamentos e assistência técnica para produzir os alimentos.
O presidente da Agrovargas (Associação da Agricultura Familiar da Vila Vargas), Vangivaldo Belo da Silva ressaltou a importância do apoio que a administração municipal está dando para a produção de alimentos. “Não queremos o peixe, queremos o anzol”, disse ao falar da necessidade de apoio do poder público para que os agricultores familiares possam produzir. O presidente do Sindicado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Dourados e Região José Rodrigues Cabral também elogiou as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo em apoio aos pequenos produtores.
A gerente regional do SEBRAE (Serviço de Apoio a Pequena e Média Empresa), Flávia Rosa, apoio que o órgão apoia a agricultura familiar e ressaltou a necessidade dos agricultores se apropriarem de forma coletiva dos conhecimentos e ações desenvolvidas em benefício do setor. O secretário de Agricultura Familiar, Landmark Rios afirmou que a prefeita Délia tem buscado as parcerias necessárias para melhorar a vida dos agricultores familiares o que tem colocado a cidade de Dourados como uma das que mais investe para melhorar a produção de alimentos. “As estufas as frutas e hortaliças se desenvolverão protegidas do sol, da chuva, do vento e dos insetos”, disse o secretário.
Prefeita disse que esse projeto é apenas o começo na área de incentivos para a produção de frutas e hortaliças – Ademir Almeida.
O deputado João Grandão, autor da emenda ao Orçamento do Governo do Estado reafirmou o seu compromisso com a agricultura familiar e disse que a prefeita Delia mostrou-se empenhada em apoiar os pequenos produtores. “Acredito que esta parceria vai render bons frutos e por isso vamos continuar lutando para mais recursos para atender a agricultura familiar de Dourados”, disse o parlamentar que deverá anunciar nos próximos dias a liberação de mais recursos para o setor.
A prefeita Délia Razuk ao encerrar o ato falou que está cumprindo os compromissos feitos com os agricultores durante a campanha eleitoral. “Vamos fazer muitos mais para aumentar a produção de frutas e hortaliças no nosso município”, disse Delia ao garantir que vai adquirir mais de trinta por cento dos produtos usados na merenda escolar dos agricultores familiares como Vangivaldo da Silva e Jaime Garcia.
Também participaram da solenidade o coordenador regional da Agraer, André Luiz; e os vereadores Sérgio Nogueira, Alan Guedes, Bebeto Alves dos Santos, Juarez de Oliveira, Madson Valente, Silas Zanata, Braz Melo, Junior Rodrigues e Olavo Sul.