A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) anuncia a instalação da Cátedra Luiz de Queiroz, aprovada por sua Congregação em 14 de setembro de 2017.
A Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” é uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades abertas à participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Instituição.
Foi também aprovada no referido Colegiado, por unanimidade, a indicação do eminente Ministro Roberto Rodrigues, como o primeiro titular da Cátedra Luiz de Queiroz.
“Essa conquista contou com o apoio expressivo do Instituto de Estudos Avançados da USP e tem por finalidade promover reflexões e atividades interdisciplinares, regional e globalmente, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade”, declarou o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio.
Catedrático – Roberto Rodrigues é Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ em 1965 e Doutor Honoris Causa pela Unesp em 1998. Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e embaixador especial da FAO para o Cooperativismo. Foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2003 e 2006, Secretário de Agricultura do Governo Paulista entre 1993 e 1994 e Presidente da Aliança Cooperativa Internacional de 1997 a 2001. Presidiu a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) de 1985 a 1991, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) de 1993 a 1996 e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) de 2000 a 2002. Recebeu a Medalha Paulista do Mérito Científico e Tecnológico, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Foi eleito pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp) o Engenheiro Agrônomo do Ano, em 1987, e Engenheiro Agrônomo da Década, em 2004. Foi condecorado com a Medalha Luiz de Queiroz da ESALQ, em 2004.
A instalação do primeiro titular da referida Cátedra ocorrerá no dia 10 de outubro de 2017, no Salão Nobre do Edifício Central, às 9h30, dentro das festividades da 60ª Semana Luiz de Queiroz.
Lançamento do Outlook GlobalFert 2021 previsto para março. 2020 foi um ano repleto de desafios e para o agronegócio não foi diferente. A pandemia de Covid-19 afetou e continua influenciando a dinâmica do mercado em diversos países e mesmo em meio a este cenário, em 2020, o GlobalFert lançou com sucesso sua primeira publicação sobre o […]
Objetivo é mobilizar municípios para fortalecer ainda mais cadeia produtiva e receber adesão de mais produtores da agricultura familiar Prefeitos e secretários municipais ligados ao desenvolvimento agropecuário, bem como profissionais do setor, podem participar nesta quarta-feira (27/01) de uma transmissão on-line promovida pelo Governo de Goiás sobre a Cerveja de Mandioca. […]