Instituto Totum realiza a primeira autorização para emissão de certificados GAS-REC no Brasil

A planta de biogás da Adecoagro, localizada na Usina Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, já estuda as primeiras ofertas de ‘Certificados de Gás Natural Renovável’ para empresas 

Na primeira semana de dezembro, o Instituto Totum realizou o registro da Adecoagro, uma das principais empresas de alimentos e produção de energia renovável da América do Sul, no Programa de Certificação de Gás Natural Renovável (GAS-REC). Com ele, a planta de biogás da Companhia, instalada na Usina Ivinhema no Mato Grosso do Sul em parceria com a Methanum, passa a ser a primeira unidade do Brasil a emitir os Certificados de Gás Natural Renovável, os chamados GAS-REC.

A Certificação GAS-REC, que realiza o sistema de rastreamento por meio de entradas e saídas, assegura que não existe dupla-contagem (nem duplo beneficiário) do atributo ambiental do biogás ou biometano. Para Renato Junqueira Santos Pereira, Vice Presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro no Brasil, a certificação para emissão de GAS-REC, além de ser um importante pilar de ESG da Companhia, é uma estratégia para potencializar alternativas e novos modelos de negócios pautados pela produção sustentável.

“Estruturamos nossas ações para o desenvolvimento de alternativas que promovam a preservação dos ecossistemas, o bom relacionamento com as comunidades e a promoção da economia nacional. Nos orgulhamos de termos realizado a primeira transação de Créditos de Descarbonização, os CBIOs na bolsa de valores B3 e, agora, de sermos a primeira empresa a conquistar a autorização para realizar a comercialização de certificados de GAS-REC. Muito além da expansão de nosso negócio, este é um legado para futuras gerações”, destaca o executivo, completando que a conquista habilita a Adecoagro a vender os certificados para qualquer indústria que queira descarbonizar sua produção.

“Empresas consumidoras de gás estão em busca de certificados de origem que atestem sua contribuição para a produção de biocombustíveis e o GAS-REC tem esse objetivo: diminuir a pegada de carbono das empresas consumidoras” – indica Fernando Giachini Lopes, Diretor do Instituto Totum, idealizador do Programa e responsável pela certificação.

A fabricação de biogás da Adecoagro é realizada através da vinhaça concentrada, destinada a um aquecedor que troca calor com a água da turbina de condensação, gerando menor consumo de vapor e uma exportação de energia adicional de 6 mil MWh/ano. A Companhia conta ainda com um acordo a GEF Biogás Brasil – liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), com foco em iniciativas de interesse da área agroindustrial relacionadas à produção de biogás no início de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.