Atvos treina colaboradores sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Os funcionários que possuem e-mail receberam capacitação online, enquanto os que atuam no campo participaram de atividades sobre o conteúdo da nova lei

Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Atvos, empresa de bioenergia, realizou mais de 1.200 horas de treinamentos online sobre o tema com colaboradores que atuam diariamente com acesso à rede corporativa. A capacitação, que ocorreu no terceiro trimestre deste ano, foi dividida em dez vídeos que abordaram diversos aspectos da nova legislação, desde conceitos e princípios básicos até boas práticas de governança e responsabilidade administrativa.

Para os funcionários que trabalham no campo e sem acesso diário ao computador ou ao e-mail foram desenvolvidas outras ações para disseminação do conteúdo. Um exemplo foi a introdução do tema nos Diálogos Diários de Segurança (DDS), uma conversa que acontece entre os líderes e suas equipes antes de iniciarem o dia de operação. Também foram criadas peças de comunicação com linguagem menos técnica e mais informal para serem expostas regularmente nos ambientes operacionais e escritórios da empresa em quatro estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

“A LGPD é um tema atual e nosso maior desafio foi disseminar internamente suas principais regulamentações de forma clara e de fácil entendimento para mais de nove mil colaboradores, que trabalham com ou sem acesso a e-mail. Com o apoio de diferentes áreas da empresa e de parceiros que ajudaram a construir esse conteúdo, conseguimos alcançar praticamente 100% do nosso quadro efetivo em um tempo recorde”, explica Luciano Livino de Melo, responsável por Controles Internos e LGPD da área de Riscos e Conformidade da Atvos.

Em breve, os treinamentos da Atvos serão estendidos também para funcionários terceirizados que trabalham com acesso à rede corporativa. Para o próximo ano, estão previstos cursos de reciclagem para todos os colaboradores, já que, por se tratar de uma nova lei sobre um tema bastante dinâmico, é fundamental que todos estejam a par das atualizações para dar continuidade ao compromisso de resguardar e proteger os milhões de dados que circulam diariamente no ambiente corporativo.

Case de LGPD conquista Master Cana Centro-Sul 2021

O projeto da Atvos de implementação das normas da Lei Geral de Proteção de Dados e capacitação dos colaboradores para sua adequação foi um dos destaques da 32ª edição do prêmio Master Cana Centro-Sul 2021, vencendo na categoria Compliance e na vertente Gestão. Realizado pela ProCana Brasil em parceria com o Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, o Master Cana reconhece as principais iniciativas do setor sucroenergético em diversas categorias. Na edição passada, em 2020, a Atvos foi destaque na categoria de Valorização da Diversidade, com o programa Acreditar na Diversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *