Plantio e Maturação da cana-de-açúcar são temas de evento on-line

No dia 29 de novembro, segunda-feira, das 13h às 17h (MS), acontece o 3º Seminário CanaMS 2021, que tem como tema “Plantio e Maturação”. O evento on-line é voltado para produtores, técnicos, e profissionais ligados ao setor sucroenergético.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Cesar José da Silva, explica que o tema foi selecionado com o objetivo de apresentar resultados e debater as práticas ligadas ao processo de indução de maturação dos canaviais através da aplicação de maturadores que deve ocorrer no início da próxima safra.

“Outra etapa importante do ciclo da cultura canavieira é o plantio que deve se intensificar a partir do próximo ano com os plantios de cana-de-ano e meio. Por isso, a abordagem desse tema nesse seminário também é estratégica”, destaca Cesar.

Ele explica ainda que a questão da nutrição complementar, ou seja, aplicação de macro e micro nutrientes via foliar, na fase vegetativa, como forma de estimular o crescimento da cana e produção de colmos e na fase de pré-maturação usar outros elementos via foliar, que preparem a cana para a maior síntese e acúmulo de açúcares, seguida do uso de maturadores. “Por isso, os temas foram unificados nessa edição do Seminário, com o objetivo de contribuir com informações que auxiliem no preparo da cana-de-açúcar e que possibilitem o seu pleno desenvolvimento, com a síntese e acumulo de açúcares”, salienta o pesquisador.

Esses temas são muito relevantes para a região Centro-sul explica Cesar e acrescenta “especialmente nessa safra tivemos um período muito seco, desde a metade do ano até o inicio de outubro, em algumas regiões. Esse déficit hídrico impactou o crescimento das canas que foram colhidas no início da safra, ou seja, abril ou maio desse ano. Após essa etapa, durante o período de rebrota alguns canaviais também foram impactados pela geada, em julho, isso exigiu que a etapa da rebrota ocorresse novamente”. Desta forma, todo esse impacto, reforça a importância da nutrição complementar via foliar, associado aos maturadores, que serão estratégias fundamentais para o inicio da próxima safra.

Assim, nesse evento serão debatidos e apresentados cases de sucesso, por usinas que já fizeram o uso dessa estratégia. Os participantes também poderão conhecer detalhes do assunto e esclarecer suas dúvidas com os pesquisadores.  

Dentre os palestrantes confirmados, destacam-se o pesquisador da Embrapa Cerrados, João de Deus Gomes dos Santos Junior ele vai falar sobre o sistema de consórcio cana-milho. Esse sistema foi desenvolvido para dar maior flexibilidade na operacionalização do plantio e evitar perdas de produtividade e de qualidade da matéria prima, tanto de colmos quanto de açúcar na cana.

Para falar sobre nutrição complementar e maturação dos canaviais será proferida palestra por um dos maiores especialista do assunto o professor da Unesp, Carlos Crusciol.

Será ainda feita uma palestra para apresentar os indicadores da safra na região Centro-Sul (SP, MS, PR, GO e MG). A palestra intitulada “Indicadores Agrícolas da Safra 2021/22”, será apresentado por Natália Calori, do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), de Piracicaba/SP.

Participe do evento on-line que será transmitido pelo Canal do YouTube da Embrapa, confira o link (??? – deve mudar em função da alteração de data).

O evento faz parte do 6º Ciclo de Seminários Agrícolas CanaMS 2021 e é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste e TCH Gestão Agrícola e conta com apoio institucional da Biosul, Sulcanas e CTC – Centro de Tecnologia Canavieira.

Christiane R. Congro Comas

Embrapa Agropecuária Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *