Governo de Goiás entrega mais de 60 novos títulos de regularização fundiária no Nordeste Goiano

Governo de Goiás entrega mais de 60 novos títulos de regularização fundiária no Nordeste Goiano

Por meio da Caravana Regulariza Campo, equipes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento vão percorrer cinco municípios em três dias para conceder documentos e realizar atendimentos a interessados em legalizar a posse de terras. Desde 2019, quase 43 mil hectares foram regularizados no Estado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizará uma nova edição da Caravana Regulariza Campo na próxima semana. O destino da comitiva será o Nordeste Goiano, onde serão entregues mais de 60 títulos de regularização fundiária. Também serão realizados atendimentos aos interessados em iniciar o processo de legalização da posse de terras. Eles poderão tirar dúvidas sobre pré-requisitos, documentos e todos os procedimentos necessários para obter a propriedade da terra, conforme a Lei Estadual nº 18.826/2015 e o Decreto nº 8.576/2016.

Na terça-feira (28/9), os técnicos da Seapa estarão no município de Nova Roma. Na quarta (29/9), a parada será em São João da D’Aliança. Por fim, na quinta (30/9), as equipes passarão por Teresina de Goiás, Cavalcante e Alto Paraíso. Ao todo, o Governo de Goiás entregará mais de 60 títulos a beneficiários residentes no Nordeste Goiano. Com esta nova leva, serão quase 200 títulos entregues desde 2019, quando os processos voltaram a ter andamento no Estado, correspondendo a uma área total regularizada de aproximadamente 43 mil hectares.

Residente no município de Teresina de Goiás, Ana Maria Cavalcante Costa Osborn é uma das beneficiárias do programa Regulariza Campo. Ela recebeu o título em maio de 2021, após uma espera que durou 14 anos. “É muito ruim não ter o título de posse, porque a gente fica na insegurança: não sabe se pode investir, se a terra ainda vai ser nossa daqui a um tempo… Tenho uma filha e é muito bom saber que ela não vai passar por esse perrengue. Sou muito agradecida ao Governo de Goiás, e também à Prefeitura, por terem olhado para gente e nos amparado nessa luta”, diz ela.

“Alguns desses processos ficaram parados durante anos e tiveram andamento efetivo só a partir de 2019. Esta é uma ação que transforma a vida de famílias que ocupam imóveis há anos – em muitos casos, décadas – e não têm segurança para investir ou simplesmente não conseguem acessar serviços que dependem da comprovação da posse. Quase todos são mini, pequenos e médios produtores. Com a posse legalizada, eles podem tomar crédito, investir na terra e desenvolver uma atividade econômica. Ganha a família, ganha a região e ganha o Estado”, afirma o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos.

SERVIÇO
Caravana Regulariza Campo – Nordeste Goiano

Data e local: 28 de setembro de 2021 (terça-feira), em Nova Roma
Data e local: 29 de setembro de 2021 (quarta-feira), em São João D’Aliança
Data e local: 30 de setembro de 2021 (quinta-feira), em Teresina de Goiás, Cavalcante e Alto Paraíso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *