Três Lagoas:

Em Três Lagoas (MS) para a realização da Ação Global 2017, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, acompanhado de diretores e autoridades, visitou, neste sábado (27/05), o ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa) e anunciou a inauguração do espaço a primeira quinzena de agosto. “É impressionante a grandiosidade dessa estrutura. Essas máquinas que serão utilizadas nos laboratórios de Instituto chamam a atenção”, destacou.
 
Sérgio Longen reforça que é emocionante acompanhar a evolução da construção do ISI Biomassa, que, na verdade, representa o novo Senai, que, cada vez mais, está voltado para a inovação, pesquisa e tecnologia. “Estamos presenciando o avanço do nosso Instituto. É o novo Senai nascendo em Mato Grosso do Sul e atendendo uma área muito importante para a indústria estadual”, pontuou.
 
Em relação de a entrega do prédio ficar somente para o mês de agosto, o presidente da Fiems explica que a inauguração está dependendo da importação de algumas máquinas. “Como me foi relatado, esse maquinário deve chegar em julho, quando serão prontamente instaladas e, por isso, acredito que em meados de agosto possamos inaugurar o ISI Biomassa”, assegurou.
 
O Instituto
 
O ISI Biomassa será um espaço de referência e atenderá demandas vindas do País inteiro no tocante à energia, com diversos convênios já firmados. O diretor-corporativo do Sistema Fiems, Cláudio Jacinto Alves, emendou que se trata de uma estrutura única para Três Lagoas, que alavancará ainda mais o desenvolvimento do município. “O Instituto vai representar um potencial enorme para mais projetos e exercer numa condição ideal as atividades de pesquisa”, avaliou.
 
Com investimentos de R$ 23,4 milhões, o ISI Biomassa permitirá a atualização e a qualificação dos pesquisadores para gerar conhecimento e desenvolver tecnologias inovadoras que atendam às necessidades atuais e futuras da indústria. “Com atuação transversal no campo da biomassa, o Instituto pretende atender a todos os setores da indústria e às demandas específicas de cada região do País em áreas como energias renováveis, cosméticos, fármacos e fármacos veterinários, alimentos para animais com combinação de biomassa para rações, química fina e resíduos industriais”, detalhou o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero.
 
Embora ainda não ter a unidade física inaugurada, a equipe do ISI Biomassa já está constituída e atuando, tendo, no momento,13 projetos em execução. Esses projetos são desenvolvidos em parceria com outros institutos e universidades e, quando a estrutura for inaugurada, a equipe migrará definitivamente para Três Lagoas.