Transportes:

A preocupação com a emissão dos gases do efeito estufa é uma frequente. Em 2016, o Brasil ratificou sua assinatura no Acordo de Paris, que prevê a diminuição do CO2. O país é responsável por 3,6% das emissões a nível mundial. O compromisso em diminuir os impactos também movimenta empresas de todos os setores, que buscam tecnologias para encarar a gestão de suas frotas com eficiência.
 
A ELDORADO BRASIL, empresa 100% Brasileira com cinco anos de operação na produção de celulose de eucalipto de alta qualidade tem a maior linha de produção de celulose branqueada do mundo. Em sua operação de suprimento fabril, possui uma frota de 240 veículos pesados, operando em 24 x 7. Cada veículo roda em torno de 16 mil quilômetros por mês, totalizando mais de 3,8 milhões de Km/mês. Com esse histórico, a companhia procurou tecnologias que auxiliassem a gestão da sua frota, com o objetivo de reduzir sensivelmente os custos de combustível e, principalmente, diminuição das emissões de CO2 na atmosfera.
 
Considerado o maior projeto de redução de CO2 do Brasil nesse segmento, a companhia contou com a tecnologia da POINTER CIELO DO BRASIL, empresa de tecnologia da informação e gestão de frotas, que implementou em sua frota um educador embarcado que auxilia na dirigibilidade dos veículos dentro dos padrões recomendados por cada fabricante, REDUZINDO 7,849.000 KG DE CO2 NA ATMOSFERA EM 18 MESES.
 
O SALVADOR é um produto desenvolvido pela Pointer Cielo com investimento do fundo de inovação do BNDES, tecnologia 100% brasileira. É uma tecnologia que padroniza a forma de condução dos veículos pelos motoristas, garantindo segurança e economia. Desta forma todos os motoristas são condicionados a dirigir cada modelo de caminhão dentro dos padrões ótimos de economia estabelecidos por cada um dos fabricantes. A solução possui mais de 70 diferentes combinações de parâmetros que capacitam empresas e gestores de frotas a definirem a forma de condução baseado em diferentes tipos de operação.
 
Com isso, a operação logística segue padronizada e otimizada, reduzindo gastos com combustível e emissões de gases na atmosfera. A Pointer Cielo do Brasil padroniza o produto a partir da necessidade de cada cliente e operação. Segundo o CEO da Pointer Cielo, Gustavo Ladeira, este projeto é um grande sucesso, desenvolvido por meio de uma atuação conjunta das equipes e excelente coordenação e envolvimento do time da Eldorado Brasil. “A indicação do SALVADOR foi certeira para padronizar a condução dos veículos estritamente dentro dos parâmetros recomendados pelos fabricantes de caminhões. Esse tipo de resultado mostra que o país tem excelentes soluções desenvolvidas localmente que podem ser usadas por empresas e transportadoras. Gerar redução de custos com preservação do meio ambiente é uma preocupação global”, ressalta o executivo.
 
Em 18 meses após implementado o SALVADOR NA ELDORADO BRASIL, a redução de emissões de CO2 na atmosfera evoluíram e não param de crescer. O projeto inicial, feito em janeiro de 2016 previa reduzir 9% das emissões. De janeiro de 2016  a julho de 2016 atingiu 14,7% de redução. Em agosto de 2017, a empresa atingiu a marca de 22% das reduções de gases emitidos, com a implantação de novos caminhões mais econômicos em conjunto com o Salvador. “O Salvador foi a principal alavanca na iniciativa de redução de emissão de CO2 e de Consumo de Diesel na Eldorado, atuando em tempo real em cada veículo e reeducando os condutores para uma direção mais segura e econômica.”, – comenta Leandro Tizato, especialista de planejamento logístico da Eldorado Brasil.
 
A eficiência da tecnologia Pointer Cielo do Brasil reduziu também significativamente o consumo de diesel na frota da Eldorado Brasil. De janeiro a julho de 2016, a retração chegou a 14,7% e com a renovação da frota, por modelos mais novos, em agosto de 2016, a redução chegou a 22%.
 
EM NÚMEROS:
 
– A Eldorado Brasil tem uma área plantada de 230 mil hectares, com plantio anual de 50 mil hectares e colhe 5,6 milhões de metros cúbicos por ano;
 
– A frota de caminhões pesados e extrapesados da Eldorado Brasil é de
240 veículos, com carretas que podem chegar a 74 toneladas;
 
– Carretas que rodam 16 mil quilômetros por mês em operações 24×7;
 
– A frota roda em média 45 milhões de quilômetros por ano;
 
– Projeto iniciado em parceria com a Pointer Cielo do Brasil em janeiro de 2016 previa redução de 9% nas emissões de gases;
 
– Em seis meses, alcance de redução chegou a 15%.
 
– Em agosto de 2017, empresa bate o recorde de 22% a menos em emissões de gases CO2;