Transformação Digital e E-commerce no Agronegócio.

 

 

Helenice Moura

A transformação digital está revolucionando o agronegócio brasileiro em todo ciclo da sustentabilidade à comercialização, passando pelo planejamento de safra, financiamento e gerenciamento de riscos.  71% dos agricultores usam canais digitais diariamente para questões relacionadas ao campo e 33% do total de agricultores estão dispostos a comprar sementes, fertilizantes e defensivos online, segundo estudo recente da Mckinsey & Company.

 

 

O E-commerce no agronegócio brasileiro tem mais força que em mercados amadurecidos como os Estados Unidos, no Brasil 36% dos agricultores fazem compras online para o campo, contra 24% dos EUA. Segundo aponta o mesmo estudo, essa tendência é de crescimento para as próximas safras.

 

 

Dentre as oportunidades para o e-commerce no setor agro estão principalmente maquinário e insumos agrícolas, onde a jornada de compra começa com pesquisas online no Google, mas a venda é finalizada principalmente via whatsapp. Nesse sentido o e-commerce entra como fonte de pesquisa, informação e conexão da marca com os agricultores. 

 

 

Uma estratégia incrível para explorar e dar os primeiros passos no e-commerce são os marketplaces, sites que funcionam como agregadores de lojistas e que possuem alto tráfego e tecnologia avançada. 

 

 

Marketplaces como Magazine Luiza, estão criando frentes direcionadas para o agronegócio, neste, por exemplo a Tortuga, importante fornecedor de insumos está abrindo a sua loja virtual, chamado Suplementos nutricionais Tortuga com produtos para nutrição da pecuária de leite e de corte e equinos. 

 

 

Um ponto de alerta para o Mercado é a segurança digital, 39% do total dos agricultores pesquisados pela Mckinsey considera a segurança nas compras online como a principal barreira, tanto do ponto de vista transacional, quanto de entrega no prazo, visto que 1 semana de atraso pode fazer toda a diferença no plantio, por exemplo.

 

 

Uma grande revolução se aproxima do agronegócio brasileiro e estar conectado a ela fará toda diferença na sustentabilidade, crescimento e sucesso dos seus negócios!

 

 

Hele Moura é presidente do Comitê de Líderes de e-commerce, fundadora da A Liga Digital – projeto social que leva jovens de periferia para o mercado digital. Também é comentarista da Record News, no programa sobre e-commerce, é Google Partner desde 2008 e possui MBA em Business Intelligence pela FIAP. Além disso, possui especialização em Gerência Comercial pela FGV, é sócia fundadora de startups de Marketing Digital, atua neste segmento desde 2005. Teve passagens por grandes empresas, como Terra, Scup, foi sócia diretora da Ativi Intellingence Marketing. No meio acadêmico é professora das disciplinas de Marketing Digital, Influencers e Novas Mídias. Também foi responsável por criar estratégias para marcas, como Amend Cosméticos, Sky, Ticket, Any Any, Speedo, Abilio Diniz, Banco Carrefour, Atacadão, Mapfre e Braskem.