Terça-feira com pancadas de chuva em quase todo o Brasil

 

 

Uma frente fria se afasta cada vez mais do litoral da Bahia. A passagem desta frente fria ajudou a espalhar o ar úmido pelo interior do país e agora, as nuvens carregadas, com potencial para chuva, estão crescendo em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte.

 

 

Nesta terça-feira, o ar seco concentra sobre o Nordeste e sobre o extremo sul do Brasil.

 

 

Para esta terça-feira, 13 de outubro, a previsão é de um dia com sol, calor e sem condições para chuva no Amapá e no extremo  noroeste do Pará, em quase todo o Nordeste e na maioria das áreas da Região Sul.

 

 

No leste de Santa Catarina o sol vai aparecer sempre junto de muitas nuvens. No litoral do Paraná chove várias vezes, mas o sol aparece um pouco. 

 

 

Já no centro, norte e leste do Paraná, em todo o Sudeste e por todo o Centro-Oeste, esta terça-feira é com sol e calor, mas com aumento de nebulosidade e previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

 

 

Em praticamente toda a Região Norte, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora e com raios, mas também com a presença do sol.

 

 

No Nordeste, a chuva é passageira e fraca pelo litoral de João Pessoa até Salvador, mas o restante do litoral baiano um dia com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, com até moderada intensidade. 

 

 

No sul e oeste da Bahia, no sul do Piauí, no sul e oeste do Maranhão, tem sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite.

 

 

Alertas e riscos meteorológicos para hoje

 

 

 O ar quente e úmido que está espalhado por quase todo o país  forma nuvens carregadas que podem provocar chuva forte.

 

 

Para esta terça-feira, 13 de outubro, o alerta para temporais é para o Acre, sul do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, para o norte de Goiás e o Distrito Federal e para o norte de Mato Grosso do Sul.

 

 

Atenção para chuva moderada a forte, raios e vento moderado a forte no centro, oeste e norte do Amazonas, Roraima, no Pará (exceto no noroeste do estado), no Tocantins, no oeste e sul da Bahia, em praticamente todo o Sudeste (exceto sobre o Espírito santo e  o Vale do Rio Doce.

 

 

Estas pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer também no centro, oeste, sul e leste de Mato Grosso do Sul e no norte e leste do Paraná.

 

 

Alerta para o ar seco com umidade relativa do ar entre 20% e 30% no centro-norte do Piauí e no sertão do Nordeste  no centro-oeste da Bahia, no oeste de Pernambuco e no interior do Piauí. 

Fonte: ClimaTempo

Foto: Luis Silva – Bataguassu – MS