Tempestade de granizo impressiona no sul de Minas Gerais.

 

 

A presença de uma frente fria, próxima ao litoral de São Paulo, estimulou a formação de áreas de instabilidade em parte do sul de Minas Gerais na manhã desta terça-feira (18), o que provocou uma forte tempestade acompanhada de granizo que assustou moradores da região.

 

 

De acordo com a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim, as camadas mais elevadas da atmosfera sobre Sudeste estão quentes, e a proximidade com esta frente fria gerou um grande choque térmico. “Isto ajudou a formar nuvens de grande extensão vertical que conseguiram alcançar uma região na atmosfera onde a temperatura estava abaixo de 0°C, e aí houve a formação das pedras de gelo”, explica.

 

 

Vale ressaltar que a chuva que ocorreu hoje no sul mineiro não tem qualquer relação com a neve prevista para o Sul do Brasil nos próximos dias. Nesta quarta-feira (19), uma nova frente fria começa a avançar pela Região, e a intensa massa de ar frio polar que acompanha esse sistema terá grande influência a partir de quinta-feira (20), o que pode provocar neve neste dia e também na sexta-feira (21). Não há possibilidade de nevar em nenhuma área do Sudeste!

 

 

Confira abaixo imagens da granizada no município de Ipuiúna. Os registros foram feitos por Alessandro Reis e divulgados pelo Jornal das Gerais.

 

 

 

 

Previsão para Minas Gerais

No sul de Minas,a situação será de pré-frontal nesta quarta-feira devido à aproximação da nova frente fria. Com isso, as temperaturas vão subir mais com relação aos últimos dias na região. Além disso, as áreas de instabilidade se dissipam e o sol volta a predominar.  Na quinta-feira, a nova frente fria chega a São Paulo e também já terá influência na divisa com Minas Gerais. Na sexta, o tempo muda completamente em todo o sul mineiro.

 

 

Na região da Grande Belo Horizonte e nas demais áreas do estado, o tempo vai continuar firme pelo menos até quinta-feira.

 

 

Amanda Sampaio

Clima Tempo