Semagro apoia construção de agroindústria de derivados de cana-de-açúcar em Rio Brilhante.

 

 

Convênio assinado na tarde desta terça-feira (10) entre o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), e o prefeito Donato Lopes da Silva, de Rio Brilhante, possibilita a instalação de uma agroindústria de derivados da cana-de-açúcar naquele município. A Semagro se propõe a repassar R$ 171.543,01 ao município, recursos oriundos do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal do Estado), para construir um barracão e a aquisição de equipamentos utilizados na produção.

 

 

A agroindústria será instalada no assentamento Sílvio Rodrigues, localizado a 30 quilômetros da cidade, e beneficiará diretamente 18 famílias que já produzem, de forma artesanal, derivados da cana-de-açúcar como rapadura e melado. Com os equipamentos, novas técnicas assimiladas em visitas feitas pelos produtores a cidades que têm empreendimentos similares, passarão a produzir também açúcar mascavo e cachaça artesanal, explica o prefeito.

 

 

A previsão é de que, tão logo se efetive o repasse do recurso, as obras para construção do barracão serão iniciadas e o prazo para conclusão é de 30 dias, porém o secretário de Desenvolvimento de Rio Brilhante, Ruy Sichinel, estima que a agroindústria comece a produzir dentro de seis meses. É o tempo para adquirir e instalar as máquinas e equipamentos necessários, treinar o pessoal e ajustar os processos.

 

 

O Fadefe é gerenciado pela Semagro, compõem-se de repasses das empresas contempladas pela Lei de Incentivos Fiscais do Estado e tem por finalidade o apoio a iniciativas que promovam a geração de emprego e renda e melhorem as condições de vida das pessoas. Além de iniciativas como essa de Rio Brilhante, o Fadefe financia obras de drenagem, pavimentação e iluminação em núcleos industriais.

 

 

Publicado por: João Prestes