O Senai de Maracaju capacitou 118 trabalhadores das unidades da indústria sucroenergética Biosev localizadas nos municípios de Maracaju e Rio Brilhante nos cursos de aperfeiçoamento de NR 31 e NR 31.12, que tratam sobre segurança no trabalho no manuseio de agrotóxicos e segurança no trabalho no manuseio de máquinas e implementos, respectivamente. Os cursos foram ofertados no âmbito do FAT (Fundo de Amparo do Trabalhador) e tiveram duração de três dias.
Para o gerente do Senai de Maracaju, Luis Patrick de Andrade Soares, a competitividade das empresas tem uma relação direta com a qualificação dos colaboradores. “Não existe outro caminho, podemos investir em bons equipamentos, no melhor maquinário, mas, se não tiver o recurso humano preparado para essa tecnologia, para esse novo método de trabalho, não vai adiantar”, destacou, completando que a soma de esforços tem como objetivo alavancar o desenvolvimento econômico da região, promovendo a competitividade das indústrias e gerando emprego e renda por meio da geração de empregos para os moradores de Maracaju e Rio Brilhante.
“A união do Senai com a iniciativa privada terá um importante reflexo na criação de oportunidades para os municípios. Os profissionais que hoje atuam nas unidades da Biosev estão mais qualificados para o mercado de trabalho, enquanto a indústria poderá priorizar a contratação do trabalhador local para os cargos mais altos, o que muitas vezes não acontece em razão da falta de qualificação”, afirmou o gerente do Senai de Maracaju, Luís Patrick de Andrade Soares.
Os cursos de NR 31 e NR 31.12 foram ministrados na unidade de Biosev em Maracaju pelos instrutores Oséias Carvalho Rodrigues e Rene Licetti de Morais. O instrutor Rene Licetti destacou a importância da capacitação dos profissionais. “Estamos preparando esses trabalhadores para o futuro e isso passa pelo ensino e profissionalismo. Quem busca conhecimento está, com certeza, à frente dos demais concorrentes porque o mercado de trabalho só aceita os mais qualificados e devemos dar essa oportunidade para os nossos profissionais”, analisou.
Já o instrutor Oséias Carvalho informou que o objetivo foi capacitar e orientar os colaboradores da empresa quanto às regras de prevenção de acidentes de trabalho na operação com máquinas e equipamento. O funcionário Eder Cezar Santos, 40 anos, disse que o curso teve 100% de aproveitamento e foi muito esclarecedor e dinâmico, enquanto o colaborador Josias Barbosa da Silva elogiou a parceria do Senai com a Biosev. “Quanto mais iniciativas como essa existirem, melhor para o desenvolvimento dos municípios onde atuamos. O que mais precisamos para crescer, hoje, é conhecimento. Ele pode nos ajudar a alçar voos mais altos”, garantiu.
Técnicos da empresa prestam atendimento em 132 municípios de Mato Grosso A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizou 94.737 atendimentos para um público de 39.360 beneficiários em 132 municípios do Estado, entre pequenos, médios agricultores e outros, no período de janeiro a novembro de 2020. Foram financiados recursos na ordem […]
O Grupo Nordex acaba de obter no Brasil o credenciamento do modelo de aerogerador N163/5.X junto ao o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o maior banco público de fomento para o desenvolvimento do País. Em função disso, os clientes do Grupo Nordex no Brasil poderão adquirir os […]