Presença de plantas daninhas pode reduzir em até 75% produtividade em florestas plantadas

Para ajudar a solucionar o problema, Bayer amplia o portfólio de produtos para florestas e lança o Block, herbicida seletivo para o controle pré-emergente das plantas infestantes nas culturas de pinus e eucaliptos

 

 

O Brasil é um dos países mais eficientes e com melhores condições para a alta produtividade no desenvolvimento de florestas plantadas, mas a presença de plantas daninhas e o combate inadequado a infestações pode resultar em perdas significativas. O aumento do custo de produção, a hospedagem de pragas e doenças, a maior dificuldade de colheita e outras interferências causadas por plantas daninhas podem reduzir de 20% a 75% o rendimento da floresta, segundo dados do Departamento de Produção Vegetal da Esalq-USP.

 

 

O tamanho da perda varia de acordo com a dinâmica, tamanho do banco de sementes das ervas daninhas e as condições culturais da floresta, mas em qualquer cenário, o manejo correto de herbicidas é extremamente importante para otimizar a colheita, segundo Ricardo Cassamassimo, gerente de marketing da Bayer Brasil.

 

 

“Manusear corretamente as soluções se torna ainda mais importante para controlar plantas daninhas Nas florestas de pinus e eucaliptos, por exemplo, é comum encontrar plantas daninhas dos tipos monocotiledôneas, como capim-colchão, capim-pé-de-galinha, capim-carrapicho e capim-arroz, e dicotiledôneas, como exemplo beldroega, trapoeraba, picão-branco, entre outras”, afirma Cassamassimo.

 

 

A fim de contribuir com o fim deste problema para silvicultores, a Bayer lança o Block, um herbicida seletivo indicado para o controle pré-emergente das plantas infestantes nas culturas de pinus e eucaliptos oferecendo baixa mobilidade no solo, com amplo espectro de ação. O produto não apresenta riscos de fitotoxicidade por volatilização, além de ser ideal para períodos úmidos e de transição e ter maior eficácia quando aplicado em solo limpo.

 

 

A novidade complementa o portfólio de herbicidas para florestas plantadas que a Bayer oferece com soluções para maior rendimento e produtividade. No catálogo de opções também constam outras soluções inovadoras aliadas ao desenvolvimento sustentável como Fordor, Aureo, Scout, K-othrine, Decis, Nativo, Evidence, além de Roundup Transorb R e Esplanade.

 

 

Todas essas ofertas buscam atender necessidades do silvicultor que, muitas vezes, se vê refém de infestações que costumam se desenvolver em condições adversas, com temperaturas extremas e tipos variados de solos. As plantas daninhas apresentam capacidade de produzir sementes viáveis em abundância, com variadas formas de dispersão. Por isso, é tão importante que o – silvicultor saiba utilizar o produto correto, no momento certo e com o manejo ideal, afirma o executivo da Bayer.