Polícia Ambiental de Naviraí (MS) autua goiano transportando 150 kg agrotóxicos contrabandeados do Paraguai.

Policiais Militares Ambientais de Naviraí foram acionados por Policiais da Força Tática daquela cidade, que trabalhavam na operação Hórus e que tinham abordado na sexta-feira (27), um veículo VW saveiro, conduzido por um homem de 45 anos, residente em Formosa (GO), em que foram encontrados agrotóxicos contrabandeados.

 

 

Na carroceria do veículo foram encontrados dois tambores de 200 litros, os quais continham 150 kg de um produto fracionado em embalagens de 250 gramas, sem qualquer descrição, o qual o infrator alegou ser fertilizante.

 

 

Exames posteriores indicaram tratar-se de agrotóxico (glifosato). O condutor confirmou ser realmente agrotóxico de origem paraguaia e afirmou que pegara a carga na cidade de Eldorado. Hoje (30), O infrator foi autuado administrativamente em R$ 17.250,00 pela equipe da PMA.

 

 

O autuado também responderá por crime de contrabando e por crime ambiental, de transporte de produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, previsto pelo artigo 56 da Lei Federal nº 9.605/12/2/1998. A pena para o crime ambiental é de um a quatro anos de reclusão.