MiX Telematics investe em plataforma de soluções tecnológicas de telemetria veicular para agronegócios.

A frota de veículos comerciais tende a crescer cada vez mais no Brasil. De acordo com estudos recentes, são mais de 65,8 milhões de veículos circulando pelo país: 7 milhões comerciais leves, picapes e furgões, 2 milhões de caminhões e 376,5 mil de ônibus.

Diante dessa demanda, o mercado de gestão de frotas também cresce. Por meio da telemetria veicular, tecnologia que permite monitoramento, rastreamento e análise de informações, transportadoras e embarcadoras estão cada vez mais conectadas, seguras e eficientes.

Entre as empresas que apostam nesse mercado está a MiX Telematics, de origem sul-africana e atuando há duas décadas no Brasil. A companhia, que já tem mais de 812 mil veículos com tecnologia embarcada em mais de 120 países, acaba de lançar no mercado brasileiro uma plataforma desenvolvida no país, com soluções criadas especialmente para o mercado interno e diversos segmentos de frotas.

O portal Marketplace foi desenvolvido com base nas necessidades locais e com soluções especiais para nichos específicos, como agronegócios.

 

 

Na plataforma, a MiX Telematics oferece as seguintes soluções:

 

 

Monitoramento de produção: Para a operação de transporte e logística de empresas de commodities, terraplanagem, concreto, mineradoras e agrícolas, foi criada a solução Monitoramento de Produção, que gerencia, em tempo real, a produtividade do veículo ou motorista, por meio de um dashboard que monitora quando o veículo está em movimento, a entrada e o tempo parado em locais cadastrados e eventos do sistema. Assim, aumenta a segurança, otimiza a operação e reduz custos de ociosidade.

 

 

Gestão agrícola: criada especialmente para o mercado sucroalcooleiro, a solução fornece informações das frotas que transportam cana de açúcar das plantações até as usinas. Dessa maneira, as empresas podem monitorar a logística da matéria prima, aumentando a economia, sem perder de vista a segurança da operação. A tecnologia MiX Telematics ainda reduz a ociosidade da frota, bem como os custos de manutenção.
A solução automatiza o controle dos KPIs da operação, como: tempo, velocidade média e consumo, tanto da ida, como da volta. Como solução adicional, o motorista pode fazer apontamentos utilizando o tablet automotivo MiX Smart, o que permite maior detalhamento das informações.

 

 

Jornada de Trabalho: Para atender à lei 13.103/2015, conhecida como Lei da Jornada de Trabalho de Motoristas, foi desenvolvida uma solução que atende empresas de todos os segmentos, as quais precisam seguir, rigorosamente, os pontos abordados na legislação.

A solução de Jornada de Trabalho da MiX Telematics aumenta a segurança dos motoristas, pois controla a fadiga monitorando o tempo de condução contínua e de espera, pausas para refeições, tempo total diário de condução, adicionais noturnos, descansos semanais e interstício diário. Ainda monitora eventos de segurança, como freadas bruscas, acelerações e excesso de velocidade. Dessa forma, simplifica a operação de todos os envolvidos no transporte e logística, inclusive equipes que atuam nos departamentos de recursos humanos, já que pode ser integrado aos sistemas de folha de pagamento.

Sobre MiX Telematics – A MiX Telematics é a líder global no fornecimento de informações para gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos. A empresa disponibiliza soluções para mais de 812 mil veículos em 120 países através de uma extensa rede de escritórios, ajudando clientes em todo o mundo a gerir eficazmente seus veículos. Os produtos e serviços forneceram frotas empresariais, pequenas frotas e consumidores com soluções que visa sempre segurança, eficiência e conformidade.