Ministério da Infraestrutura inaugura duplicação da BR-050/GO, ente Catalão e Cumari

Trecho de 15 quilômetros faz parte das obras do empreendimento total de 218,5 quilômetros, entre Cristalina (GO) e a divisa com Minas Gerais

 

 

O secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Marcelo Sampaio, participou, nesta segunda-feira (21), da cerimônia de inauguração do trecho de 15 quilômetros de duplicação da BR-050, em Catalão (GO). A entrega faz parte das obras do empreendimento de 218,5 quilômetros entre Cristalina (GO) e a divisa com Minas Gerais, das quais 91% já foram concluídas.

 

 

Durante o evento, foram liberados ao tráfego 9,5 quilômetros de pista duplicada, que somados aos 5,6 liberados nas últimas semanas, contempla os 15,1 km totais de novas pistas.

 

 

“Esse é o resultado do nosso esforço para trazer mais segurança, para salvar vidas, para gerar emprego e renda no país. É uma satisfação poder ver a infraestrutura gerar emprego como ganho indireto”, afirmou o secretário Sampaio.
De acordo com a concessionária Eco050, responsável pela rodovia BR-050, a obra possui, em toda sua extensão, pistas duplicadas em ambos os sentidos, com 3,8 quilômetros de canteiro central, 11,3 quilômetros de barreira rígida e 1 retorno em desnível.

 

 

Também foram executadas obras de melhorias de acessos, em um trabalho que já resultou em mais de 35 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) aplicadas, em 20 mil metros de defensas metálicas instaladas, em 546 mil metros cúbicos de terraplenagem, no equivalente a 60 quilômetros de faixas de sinalização horizontal implantados e em 200 placas de sinalização vertical instaladas.

 

 

De acordo com o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, que também esteve no evento, só este ano, o Governo Federal, através do MInfra, entregou mais de 60 obras para a população. “Mesmo diante das restrições que estamos vivendo com a pandemia, não deixamos de trabalhar e entregar obras. Ao todo já são 64 obras de infraestrutura que irão beneficiar a população”, destacou Marcello Costa.

 

 

RODOVIA SUSTENTÁVEL – Seguindo uma diretriz voltada para a sustentabilidade, a Eco050 também construiu no trecho três novas passagens de fauna, estruturas que têm como objetivo facilitar a circulação de animais silvestres.

 

 

MAIS CONFORTO – Além das novas pistas liberadas neste mês de setembro, a concessionária irá entregar em 2021 mais 4,8 quilômetros duplicados no município de Cumari, lote com obras já em andamento. Após a conclusão desta obra, e da duplicação da ponte Wagner Estelita Campos, entre Araguari (MG) e Cumari (GO), a BR-050 estará 100% duplicada de São Paulo (SP) até Catalão (GO).