Logística reversa:

Com previsões de crescimento e de recordes produtivos para a safra deste ano na região de Mato Grosso do Sul, estima-se que haja também crescimento natural do número de embalagens vazias de defensivos agrícolas que devem lavadas e devolvidas pelos produtores nos postos de recebimento. Durante o ano de 2016, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas) retirou dos campos do Centro-Oeste do Brasil 18.401 toneladas dessas embalagens. Essa quantidade corresponde a 41% do total destinado no país, sendo que Mato Grosso do Sul contribuiu com 8% do total. Chapadão do Sul, município onde o evento acontece e que sedia uma central de recebimento, destinou cerca de 700 toneladas de embalagens vazias de defensivos.
 
É neste cenário de projeções positivas que o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) participa da Tecnoagro 2017, um dos principais eventos de atualização e tecnologia agropecuária do Brasil, levando educação ambiental aos produtores das regiões leste do Mato Grosso do Sul, Oeste de Goiás e Sul do Mato Grosso. “O evento acontece em um momento favorável para o agro e numa região bastante produtiva. Nossa central em Chapadão é a que mais recebe embalagens no Mato Grosso do Sul, e tem contribuído de maneira bastante eficiente com os resultados do Sistema Campo Limpo, que em 15 anos de atuação retirou dos campos locais 5.486 toneladas do material. Diante desta realidade e da relevância da região para o agronegócio, é de extrema importância para o inpEV disseminar as práticas que contribuem para o sucesso do Sistema”, destaca Hamilton Rondon Flandoli, coordenador de Operações do inpEV.
 
Além de reforçar as premissas básicas do Sistema, como a importância da lavagem das embalagens para a devolução e o impacto disso no processo da correta destinação para reciclagem do material, e, consequentemente, para o meio ambiente, o instituto também vai compartilhar com o público as vantagens e benefícios da ferramenta eletrônica de Agendamento de Devolução das Embalagens Vazias (adEV) que, além de ser mais uma opção para o agricultor realizar a entrega, possibilita ganhos de eficiência no transporte e fornece importantes informações para o planejamento logístico de todo o Sistema.
 
Tecnoagro 2017
16 e 17 de março, das 7h45 às 18h
Rodovia BR 060 Km 11 Cxp 39
Chapadão do Sul – MS