Ipiranga anuncia medidas para manter abastecimento seguro.

Empresa adotou ações preventivas nos postos, lojas de conveniência e pacote de fortalecimento da rede.

Cuidar das pessoas e garantir que a operação de abastecimento do país siga sem impactos são os compromissos da Ipiranga para lidar com o momento de crise e incertezas provocados pela pandemia do Coronavírus. Por um lado, a empresa está tomando todas as precauções e recomendações do Ministério da Saúde e da OMS para evitar a proliferação da contaminação do vírus e resguardar a saúde de seus profissionais, clientes e consumidores finais, além de estar desenvolvendo com o setor e empresas parceiras iniciativas sociais que possam contribuir para a sociedade no combate à COIVD-19. Por outro, a Ipiranga entende que seus serviços são essenciais para evitar mais transtornos à sociedade e está aplicando as adaptações necessárias para a continuidade de suas operações, de forma a não faltar combustível ao país.

 

 

As primeiras adaptações foram realizadas dentro dos escritórios administrativos da empresa, onde 90% dos funcionários exercem suas funções em home office há duas semanas. Para as áreas operacionais, terminais, bases e centros de distribuição, que garantem a logística do abastecimento pelo País e aos mais de 7 mil postos (incluindo as lojas de conveniência am/pm) da Ipiranga em todo o Brasil, estão sendo seguidos os protocolos recomendados pela OMS e Ministério da Saúde para proteger os trabalhadores e clientes que usam os serviços das unidades todos os dias. 

 

 

Os colaboradores estão recebendo instruções para os novos processos de limpeza e cuidados pessoais: higienização constante de equipamentos de caminhões, de trabalho e superfícies de alto contato, etiqueta respiratória e higienização pessoal por meio de água, sabão e álcool gel. Todos esses locais estão cumprindo um processo minucioso de observação de sintomas semelhantes ao COVID-19 (medição de temperatura, tosse, febre e problemas respiratórios) entre os trabalhadores.

 

 

Nas pistas dos postos e nas lojas am/pm, está sendo priorizado o uso do Abastece Aí, aplicativo de pagamento eletrônico da Ipiranga, para evitar o contato físico e manipulação de dinheiro e cartões, como recomendam infectologistas.

 

 

“Cuidar das pessoas em primeiro lugar, manter os serviços que prestamos, que são essenciais para a sociedade e não podem parar, apoiar nossos parceiros revendedores e franqueados, e, no que for possível, tentar ajudar com ações e doações à sociedade, são nossas prioridades nesse momento”, diz Marcelo Araujo, presidente da Ipiranga.

 

 

De olho nessa meta, neste domingo, 29, a Ipiranga lançou a campanha “Se Cuida Aí e, se precisar, Pergunta Lá”, na qual a empresa traz uma série de mensagens de conscientização, incentivando as pessoas a se protegerem em casa, enquanto a Ipiranga e outras empresas de serviços essenciais trabalham nas ruas, para garantir o funcionamento da sociedade.

 

 

Lojas de conveniência e outros serviços

 

 

Outro serviço essencial no período de quarentena e restrições impostas pelo COVID-19, as lojas de conveniência am/pm operam com o mesmo protocolo de higienização e cuidados com pessoas. As lojas de conveniência abastecem a sociedade de forma próxima e rápida, evitando deslocamentos e aglomerações.

 

 

O mix de produtos foi alterado para incorporar produtos de primeira necessidade, como alimentos, bebidas e itens de higiene – além das mais de 900 unidades com padaria em todo o Brasil. A importância é evidente também nas rodovias, onde servem como ponto de abastecimento e alimentação para milhares de caminhoneiros que levam itens de extrema necessidade para a sociedade todos os dias.

 

 

“O varejo de proximidade é essencial nesse momento. Com cidades decretando estado de quarentena, quanto menor a distância que as pessoas precisem percorrer para abastecer suas despensas e com menos contato com outras pessoas, melhor para a prevenção de novos casos.

 

 

As lojas am/pm, por sua alta capilaridade, podem ajudar de forma segura a sociedade na rotina de compras de produtos essenciais”, diz Marcelo Araujo. “Além do caráter essencial dos serviços e produtos, as lojas de conveniência são importantes para o equilíbrio financeiro do posto como um todo. Com a diminuição brusca do consumo de combustível, os donos dos postos têm nas franquias de conveniência uma importante fonte adicional de receita, que ajuda a manter suas atividades e os empregos”, completa.

 

 

Suporte a clientes revendedores, franqueados e consumidores finais

 

 

Diante desse desafio enfrentado não só pela empresa, mas também pelos seus clientes revendedores e franqueados, que sofrem forte impacto da diminuição na procura por combustíveis em seus postos, foram aplicadas adaptações na relação comercial entre a empresa e seus parceiros no varejo. O objetivo é dar suporte e fôlego financeiro aos clientes nesse momento de incertezas que não estavam previstas para os negócios.

 

 

O pacote lançado na última semana incluiu o parcelamento de 50% dos contratos de locação e de financiamento dos meses de abril e maio, antecipação do crédito das operações feitas pelo aplicativo Abastece aí e, no sistema Ipiranga Online, as condições e taxas estabelecidas em contrato de postos com a Rede serão mantidas independente do faturamento mínimo, isenção de pagamentos do plano de marketing da companhia do segundo trimestre, além de parcelamento de royalties e outras concessões que visam auxiliar os revendedores e franqueados a equilibrar as contas neste período.

 

 

Outro serviço da Ipiranga que foi adaptado à realidade de incerteza do consumidor foi o Km de Vantagens, maior programa de fidelidade do Brasil, com mais de 32 milhões de usuários. Como muitos dos benefícios oferecidos pelo programa são descontos em cinemas, jogos de futebol, viagens e outros eventos indisponíveis durante o período de quarentena, os pontos (Kms) acumulados não irão expirar até o final de abril, medida que poderá ser prorrogada. “Estamos empenhados em adaptar nossos serviços à nova realidade imposta pela pandemia do COVID-19, a fim de garantir que nossos clientes sejam recompensados pela preferência e lealdade à Ipiranga”, diz Marcelo Araujo.

 

 

União contra o coronavírus

 

 

A Ipiranga também deu início a uma campanha prática em resposta à pandemia. A empresa começou a oferecer para profissionais de saúde 10% de desconto em combustível, por meio do aplicativo Abastece Aí, sem necessidade de usar pontos do programa Km de Vantagens, com objetivo de ajudar médicos, enfermeiros e demais profissionais a chegar todos os dias aos seus postos de trabalho, no cuidado da população.

 

 

“Os desafios impostos à sociedade global, hoje, são sem precedentes, assim como as medidas de resposta da sociedade civil, governos e empresas. Por isso, entendemos que precisamos usar as ferramentas ao alcance dos negócios da Ipiranga – e até além – para ajudar todos que desempenham trabalhos essenciais nesse momento”, disse o presidente da Ipiranga.

 

 

A Ipiranga, no sentido de união para além da atuação de negócios, também vem procurando combater a pandemia.

 

 

Em outra ação, através do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), e em parceria com União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), foi anunciada parceria para distribuição de álcool 70 para destino final às Secretarias de Saúde dos Estados e hospitais. A ação foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a distribuição é viabilizada a partir da doação de óleo diesel pelas empresas associadas para o transporte do produto, sem qualquer custo para os cofres públicos.

 

 

Também em conjunto com o Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a Ipiranga vem participando ativamente da coordenação das atividades ao longo da cadeia de óleo e gás do país, de forma a manter os agentes organizados e evitar riscos ao abastecimento nacional de combustíveis.

 

 

A Ipiranga acredita que somente com a união de ações entres poderes público e privado será possível enfrentar a crise do Coronavírus com respostas rápidas, efetivas e zelando pela vida das pessoas. É preciso que os agentes responsáveis pela ordem pública, gestão da saúde e economia andem juntos com as empresas, que empregam pessoas, movimentam a economia e os negócios.

 

 

Estas ações devem ser muito bem planejadas e coordenadas, com cada um entendendo seu papel e fazendo a sua parte para atravessarmos juntos este desafio. O compromisso da Ipiranga é apoiar esse movimento, cuidando das pessoas, investindo o que for possível para ajudar ao combate do vírus e garantir que o seu negócio, essencial para o funcionamento da sociedade, siga sem impactos.