Febre aftosa:

O governador Reinaldo Azambuja lançou oficialmente nesta terça-feira (2) a campanha contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Neste ano, a meta é imunizar 20 milhões de animais em todo Estado. O lançamento da campanha “Vacinação garante bons lucros” ocorreu no Circuito do Laço Comprido (CLC), em Campo Grande, e contou com a presença de produtores rurais, autoridades e instituições representativas do setor produtivo.
No evento, o governador destacou a importância da parceria com os produtores rurais para manter a carne produzida no Estado reconhecida como de excelência, inclusive no mercado externo. Entre os principais consumidores da carne sul-mato-grossense estão os países asiáticos, países vizinhos do Brasil e a União Européia.
“Com certeza manter o status que nós temos hoje de área livre de febre aftosa com vacinação, que possibilita principalmente a expansão nos mercados internacionais, é fundamental”, afirmou.
Segundo Azambuja, mesmo corriqueira a imunização é de suma importância, pois oferece segurança ao rebanho e permite que novas oportunidades continuem surgindo para a pecuária de MS. “A carne de Mato Grosso do Sul é reconhecida como uma carne de excelência, mas precisa manter esse status e isso depende principalmente do trabalho conjunto, da consciência do setor produtivo, da importância da vacinação nesse calendário estabelecido”, reforçou.
Para o diretor presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, manter o status de livre de aftosa ajuda a fortalecer o mercado. “Por isso, nós precisamos continuar com o nosso bom trabalho, tanto o serviço público quanto os produtores”, lembrou.
A campanha de 2017 da vacinação contra a febre aftosa é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por meio da Iagro e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). A ação conta ainda com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa Gado de Corte.
Calendário – Neste ano, a vacinação será realizada em duas etapas, em maio e novembro, com o território estadual dividido em três regiões: planalto, pantanal e zona de fronteira. Os proprietários podem optar por realizar a vacinação em apenas uma das duas etapas, mas as vacinas só podem ser adquiridas durante o período estipulado no calendário e todo o rebanho deverá ser imunizado. Pelo telefone 0800 679120, do disque-aftosa, produtores podem esclarecer dúvidas e pedir mais orientações. Confira as datas abaixo:

Região
Vacinação
Registro
Pedido de Antecipação

Fronteira
01/05 a 31/05
01/05 a 19/06
15/04

Planalto
01/05 a 31/05
01/05 a 19/06
15/04

Pantanal (optantes/Maio)
01/05 a 15/06
01/05 a 30/06
15/04

Veja mais fotos do lançamento da campanha. Participaram da solenidade o secretário da Semagro, Jaime Verruck, o titular da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o deputado estadual Márcio Fernandes, o superintendente federal do Ministério da Agricultura em MS, Celso Martins, e demais autoridades.
 
Danúbia Burema e Bruno Chaves
Fotos: Chico Ribeiro