Que a economia brasileira não vai muito bem a gente já está cansado de saber, mas você sabe como está a situação do Agronegócio?
Segundo dados da Secretaria de Comércio das Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, as exportações do agronegócio em 2020 tiveram ótimo desempenho, o segundo maior de toda a série histórica, atrás somente de 2018. E o primeiro trimestre de 2021 apresenta boas perspectivas para o agronegócio brasileiro. O agronegócio move a economia do País. Por isso, entender a importância do setor é essencial.
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) promove no dia 11 de março, às 17h30, o webinar “Custo Brasil: como fez (ou deixou de fazer) a diferença no Agribusiness”, com a presença dos especialistas José Luiz Tejon, Leandro Morilhas e Sandra Façanha.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link: https://www.fecap.br/evento/custo-brasil-como-fez-ou-deixou-de-fazer-a-diferenca-no-agribusiness/.
PALESTRANTES
Leandro Morilhas: doutor e mestre em Administração pela FEA – USP, especialista em Gestão de Empresas e Contabilidade, e graduado em Administração. Atua no mercado de educação há 20 anos e como executivo há 12 anos.
Fez cursos de extensão nas universidades de Cambridge (Inglaterra), Lyon (França) e Harvard (E.U.A) e é professor visitante da ESAN – Escuela Superior de Administración y Negócios de Lima Peru. Atualmente é avaliador do INEP – MEC.
Possui ampla experiência na área de gestão educacional. Foi diretor geral, coordenador de graduação e de pós-graduação, pesquisa e extensão na Faculdade FIA de Administração e Negócios (FFIA), onde atualmente é professor no curso de Mestrado Profissional e nos MBAs Executivo Internacional, Marketing, Recursos Humanos, Varejo, Gestão Estratégica e Sustentabilidade na FFIA.
José Luiz Tejon: doutor em educação pela UDE/Uruguai, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, Jornalista e Publicitário formado pela Cásper Líbero. Administrador com ênfase em marketing, com especializações na Pace University/EUA, Harvard/EUA, e MIT/EUA. Em liderança, tem especialização no INSEAD/França.
Acadêmico, consultor, conferencista, conselheiro e escritor. Criou a TCA International, onde presta serviços de consultoria, palestras, workshops, aulas e mentoring. É Sócio-Diretor da agência de consultoria e publicidade Biomarketing. É comentarista de agronegócio na Rádio Jovem Pan. É membro do Conselho de Gestão da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de S. Paulo. Conselheiro do Conselho Científico Agro Sustentável e do Conselho Superior do Agronegócio. É membro da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio.
Professor convidado do programa Master Science Food & Agribusiness Management da Audencia Business School, de Nantes/França e Brasil, pela FECAP. Professor convidado de programas In Company na FGV. Eleito pela Revista Isto É Dinheiro Rural uma das 100 personalidades mais influentes do agribusiness. Homenageado pela Massey Ferguson como destaque no agrojornalismo brasileiro de 2017.
Sandra Façanha: doutora e Mestra em Administração de Empresas pela FEA/USP (SP); Mestra em Logística, com especialização em Logística de Distribuição pela Cranfield University (UK); MBA em Administração pela Coppead, UFRJ (RJ) e Bacharela em Administração de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, Universidade Veiga de Almeida (RJ).
Possui mais de 20 anos de experiência em empresas de médio e grande porte, tendo exercido cargos executivos em logística e operações, em diferentes redes de suprimentos no Brasil, EUA e Europa. Atua como docente há mais de 10 anos na FIA e há mais de 15 na FECAP onde também exerce, desde 2019, a coordenação do curso de graduação em Administração.
PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRIBUSINESS & COMMERCE
Buscando contribuir para formar profissionais de ponta que possam atuar nesse mercado que a FECAP está lançando o curso de pós-graduação EAD em Agribusiness & Commerce.
O curso é voltado para empreendedores, profissionais que já atuem ou não em algum segmento do agronegócio, alunos formados em diversas áreas acadêmicas, objetivando canalizar seu foco empresarial e carreiras dentro do universo do agronegócio, com ênfase nas políticas e práticas do comércio de alimentos, fibras, rações, agroenergia, e o biocomércio. Outro diferencial é também a ênfase nos fundamentos do comércio que envolvem o agronegócio.
O currículo do curso é preparado com as competências necessárias para ser um gestor em organizações do complexo do agronegócio, no antes, dentro ou pós porteira das fazendas; da mesma forma no cooperativismo, associativismo, ONGs, mídia, nas funções públicas e/ou privadas, em organizações da sociedade civil, com valor agregado de práticas de comércio para aplicação em iniciativas próprias empreendedoras e/ou desenvolvimento de suas carreiras.
Os cursos de pós-graduação da FECAP permitem aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento pessoal, capacitando o aluno para atuar com integridade e competência em uma área específica no mercado de trabalho.
As matrizes curriculares dos cursos de pós-graduação da FECAP são estruturadas visando despertar uma veia empreendedora em cada um dos seus alunos, partindo-se de conteúdos relevantes, práticos e contemporâneos.
A infraestrutura da FECAP atende a todas as necessidades do discente durante o curso, com laboratório de informática de alta tecnologia, salas de aula equipadas e uma biblioteca com acervo de mais de 60 mil exemplares.
Além disso, o nosso corpo docente é formado por professores titulados, em sua maioria doutores, mas que também têm uma vasta experiência de mercado.
O curso é online, com aulas às sextas (19h às 22h40) e sábados (9h às 12h40), via Zoom.
Saiba mais e inscreva-se: https://www.fecap.br/pos-graduacao/agribusiness-e-commerce/
A moagem de cana-de-açúcar da Tailândia na safra 2020/21 fechou com o pior resultado em 10 anos, totalizando 66,7 milhões de toneladas, uma queda considerável de 64,3 milhões de t sobre 2018/19, segundo divulgação da trading inglesa Czarnikow. Apesar disso, as previsões para a temporada 2021/22 apontam recuperação. “Um esmagamento tão […]
Vendas externas alcançaram US$ 11,6 bilhões, impulsionadas principalmente pela soja em grãos As exportações do agronegócio alcançaram US$ 11,6 bilhões em março, valor recorde para o mês e que representa uma alta de 28,6% em relação ao mesmo período de 2020, segundo análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil […]