Um pacote tecnológico que auxilia as atividades agrícolas a suprirem demandas por alimentos. Assim pode ser conceituada a Agricultura Digital, um conjunto de estratégias desenvolvidas para atender a necessidade do aumento da produção de alimentos, devido ao aumento da população (hoje em dia há em torno de 7 bilhões de pessoas no planeta e é esperado atingir perto de 9,5 bilhões por volta do ano de 2050).
Abordando temas como Instrumentação, Conectividade, Monitoramento e Mercado, a Agricultura Digital será tema, nos dias 10 e 11, de uma painel de discussões durante o ESALQShow. O evento ocorrerá na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) e se apresenta como um ambiente dedicado às inovações e ao empreendedorismo na agricultura e nos setores associados.
O Painel Agricultura Digital, que ocorrerá no Espaço Inovar ESALQ & CIA, tem a proposta de dinamizar o diálogo entre representantes da academia e do setor produtivo para a solução de problemas e revelação de tendências, estimulando o networking e promovendo novas ideias, tecnologias, produtos e serviços.
“Essas novas tecnologias digitais permitirão, além da aplicação das tecnologias de instrumentação e monitoramento de situações em campo (por meio da aplicação de sensores eletrônicos), a coleta de grandes quantidades de dados, possibilitando aos produtores serem mais produtivas e eficientes”, indica Jarbas Honório de Miranda, professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ e coordenador da atividade.
No dia 10, o Painel Agricultura Digital terá palestras de Antonio Mauro Saraiva, docente da Poli/USP, Alexandre Barioni, CEO da Climate Corporation e Fábio Marin, docente do departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ. A mesa redonda terá a participação de José Paulo Molin, professor da ESALQ, Fernando Martins, CEO da AgroTools e Ricardo Inamasu, pesquisador da Embrapa Instrumentação.
No dia 11, o Painel terá palestras de Tami Brown Brandl, da University of Nebraska, Richard Cooke, da University of Illinois e Antonio Morelli, CEO da Agronow. Participam da mesa redonda Leonardo Mengati, CEO da InCeres, José Tomé, CEO da AgTechCoworking, José Damico, CEO da SciCrop e Fábio Marin, docente da ESALQ.
As atividades, gratuitas, será realizadas das 8h30 às 12h, no Auditório “Prof. Urgel de Almeida Lima” – LAN Prédio 2
Clique aqui para realizar sua inscrição: http://fealq.org.br/esalqshow/participar/ .
Técnicos da empresa prestam atendimento em 132 municípios de Mato Grosso A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizou 94.737 atendimentos para um público de 39.360 beneficiários em 132 municípios do Estado, entre pequenos, médios agricultores e outros, no período de janeiro a novembro de 2020. Foram financiados recursos na ordem […]
O Grupo Nordex acaba de obter no Brasil o credenciamento do modelo de aerogerador N163/5.X junto ao o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o maior banco público de fomento para o desenvolvimento do País. Em função disso, os clientes do Grupo Nordex no Brasil poderão adquirir os […]