Digitalização:

A digitalização está ganhando importância e permitindo uma tomada de decisão mais precisa e rápida nas propriedades agrícolas e, o setor canavieiro acaba de ganhar uma nova ferramenta gerada pela equipe de Digital Farming da Bayer, o app Alertas – com informações de previsibilidade de florescimento no canavial.
“Juntamos a tecnologia com a necessidade do campo. Por meio de algoritmos que medem a temperatura ambiente, período de horas de sol, quantidade e distribuição de chuvas e capacidade de água no solo, temos um percentual de favorabilidade para o florescimento na cana”, afirma André Salvador, diretor de Digital Farming.
Florescimento e isoporização geram perdas no canavial. Ambos são fenômenos independentes, porém, com o florescimento a probabilidade de isoporização da cana aumenta, causando desidratação dos tecidos do colmo, redução do peso e prejudicando a extração da sacarose, reduzindo a capacidade de moagem e o rendimento industrial.
De acordo com o gerente de Estratégia de Marketing da Bayer para Cana, Paulo Donadoni, quando o canavial isopora gera canas mais leves e redução do caldo de açúcar. “Com este processo em andamento, as perdas em peso podem chegar a 30% em canas com alto índice de florescimento”, explica.
Para o produtor poder combater a isoporização ele precisa se programar. “Como esta é uma característica genética dos cultivares, existem variedades que possuem mais probabilidade em isoporar do que outras e, o produtor precisa saber disso”, complementa Donadoni, lembrando que alguns cultivares isoporam sem florescer, situação em que fatores como fotoperíodo, temperatura e umidade são decisivos para que ocorra. “Por isso é tão importante realizar o manejo preventivo com aplicação de produto regulador de crescimento no momento certo para inibir o florescimento”, conclui.
Bayer: Science For A Better Life (Ciência para uma Vida Melhor) 
A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de cuidados com a saúde humana e animal e agricultura. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar as pessoas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a companhia objetiva criar valor por meio da inovação. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e com suas responsabilidades sociais e éticas como uma empresa cidadã. Em 2016, o grupo empregou cerca de 115 mil pessoas e obteve vendas de € 46.8 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2.6 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4.7 bilhões. Esses números incluem os negócios de polímeros de alta tecnologia, que foram lançados no mercado de ações como companhia independente nomeada Covestro, em 06 de outubro de 2015.