Contra a Covid-19, Raízen cria rede colaborativa para combater os impactos da pandemia.

Empresa integrada de energia participa de maneira ativa de iniciativas privadas que garantem cuidados com a saúde e a manutenção das operações de serviços essenciais para a sociedade.

 

 

A Raízen, licenciada da marca Shell, assume o compromisso de se dedicar intensa e ativamente às ações de combate aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19 no Brasil. A empresa de energia integrada, joint venture entre a Cosan e a Shell, trabalha em um movimento de articulação da iniciativa privada que visa a garantir o fornecimento de produtos, serviços e auxílio para a área de saúde e a operação de áreas essenciais do País.

 

 

A empresa vem atuando de forma ativa em diversas frentes solidárias, principalmente direcionada aos profissionais que atuam diretamente no combate à doença, como médicos e enfermeiros, e os caminhoneiros, fundamentais nas ações logísticas que permitem a distribuição e entrega de produtos essenciais. Para isso, foram fundamentais parcerias com empresas privadas e órgãos públicos para garantir a agilidade que o momento exige.

 

 

“A iniciativa privada tem a vantagem de poder ser mais rápida para fazer as coisas acontecerem, ainda mais em momentos delicados como este que estamos vivendo. Por isso, precisamos nos unir, juntar forças, conhecimento e habilidades para ajudarmos no enfrentamento à doença e combatermos os impactos que a pandemia envolve”, afirma Ricardo Mussa, CEO da Raízen, que assumiu a liderança da companhia em 1º de abril, data do início do ano-safra 2020-21.

 

 

Doação de álcool 70%

 

 


Desde 20 de março, data em que a Anvisa autorizou a produção de álcool 70%, a Raízen já doou mais de 891 mil litros do produto para mais de 40 hospitais na Grande São Paulo, além de Estados como Goiás, Paraná e Minas Gerais, contemplando 28 cidades. A ação, realizada em entregas de tambores de 250 litros, incluiu também doação de lotes para a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), forças policiais do Rio de Janeiro, Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, uma penitenciária e prefeituras paulistas. Comgás e Rumo, outras empresas controladas pelo Grupo Cosan, receberam lotes de doação para atender seus funcionários e parceiros, aumentando as medidas de higiene que previnem o contágio pelo vírus.

 

 

Apoio a hospitais de campanha

 

 


Em São Paulo e no Rio de Janeiro, Estados com maior número de pessoas infectadas, a Raízen efetivou doações que ajudarão hospitais de campanha para atendimento de pacientes. No Rio de Janeiro, a empresa destinou recursos para a montagem de hospitais temporários. Em São Paulo, os hospitais provisórios do Pacaembu e do Anhembi receberam álcool 70%. Para a estrutura montada no estádio de futebol da capital paulista, também foram destinados 2.000 L/dia de diesel para alimentação dos geradores de energia.

 

 

Parcerias colaborativas com grandes empresas

 

 


Com o compromisso de unir parceiros e criar uma rede colaborativa de apoio contra os impactos da pandemia, a Raízen firmou parceria com a Natura e a Ypê para o envase de álcool 70% e distribuição em postos de combustíveis nas estradas e nos pontos de distribuição definidos pelo Sest/Senat. A negociação com os parceiros teve suporte da Trizy, plataforma digital de serviços para o mercado de transporte de cargas, e a ação busca distribuir o produto para caminhoneiros, profissionais essenciais para o abastecimento do País. Serão, inicialmente, 245 mil litros de álcool 70% distribuídos nas estradas e pontos de pedágio em cerca de 130 localidades, uma logística que conta com parceira da CCR. Os caminhoneiros também terão à disposição vacinação contra H1N1, medição de temperatura e orientação sobre os cuidados essenciais contra da Covid-19.
A Raízen também doará álcool 70% para a rede Raia Drogasil, que fará o envase e venda do produto em seus pontos de venda. Todo o lucro da venda será doado para iniciativas de combate ao vírus e compra de equipamentos de proteção individual que serão destinados a hospitais.

 

 

Ações nos postos Shell e lojas Shell Select

 

 


Revendedores dos postos Shell receberão da Raízen doação de álcool 70%, destinado à higiene de seus colaboradores e clientes, uma medida que prevê a redução do risco de contágio nos postos. As lojas de conveniência Shell Select, que desde 1ª de abril já opera sob o comando da JV formada com a Femsa Comercio, passam a oferecer produtos não-perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, tornando-se uma opção segura para a compra de itens essenciais com preço justo e em locais mais próximos dos clientes, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos.

 

 


Os franqueados da rede de conveniência foram orientados a retirar mesas e cadeiras das lojas ou isolar a área de convivência, para evitar a aglomeração e o consumo de produtos no local-disponibilizando assim ainda mais espaço para a venda de itens de necessidade básica. Ainda com as lojas de conveniência da rede Shell, para atender os consumidores em suas casas, foram firmadas novas parcerias com as principais empresas de delivery, como a Uber Eats, anunciada recentemente.
A Raízen também distribuirá crédito combustível no valor de R$ 50 para profissionais da saúde, por meio do aplicativo Shell Box. A plataforma permite o pagamento do abastecimento diretamente pelo celular, de forma rápida e segura, sem precisar sair do carro, ajudando a reduzir a propagação do vírus nos postos. Os vouchers de crédito combustível, que totalizam uma doação de cerca de R$ 2 milhões, serão doados aos médicos e enfermeiros dos hospitais que também receberam álcool etílico 70% produzido pela companhia.