A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa para o rebanho de bovinos e bubalinos de Mato Grosso do Sul já tem seu calendário confirmado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Com exceção do rebanho da região do Pantanal – onde os proprietários podem fazer opção por realizar a vacinação em apenas uma das duas etapas, maio ou outubro – todos os animais devem receber a dose da vacina no Estado, nos próximos três meses.
Região de Fronteira
Para os produtores da região de Fronteira, a liberação do sistema para revendas credenciadas está agendada para ter início em 28 de abril; e a compra e aplicação de 1º a 31 de maio, podendo o registro ser realizado de 1º de maio a 19 de junho.
Neste caso, os pedidos de antecipação estão disponíveis desde o último dia 15 de abril pelo site da Iagro. Clique aqui.
Região do Planalto
Para os produtores da região do Planalto, a liberação do sistema para revendas credenciadas está agendada para ter início em 28 de abril; e a compra e aplicação de 1º a 31 de maio, podendo o registro ser realizado de 1º de maio a 19 de junho.
Neste caso, os pedidos de antecipação estão disponíveis desde o último dia 15 de abril pelo site da Iagro. Clique aqui.
Região do Pantanal
Para os produtores da região do Pantanal, a liberação do sistema para revendas credenciadas está agendada para ter início em 28 de abril; e a compra e aplicação de 1º de maio a 15 de junho podendo o registro ser realizado de 1º de maio a 30 de junho.
Os pedidos de antecipação estão disponíveis desde o último dia 15 de abril pelo site da Iagro. Clique aqui.
Região
Período de
Vacinação
Período para
Registro
Pedido de Antecipação a partir de
Fronteira
01/05 a 31/05
01/05 a 19/06
15/04
Planalto
01/05 a 31/05
01/05 a 19/06
15/04
Pantanal (optantes/Maio)
01/05 a 15/06
01/05 a 30/06
15/04
O diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, lembra que os pedidos de antecipação da vacinação passarão por análise criteriosa do inspetor local do município na propriedade, e durante o período de vacinação os animais só poderão transitar após a declaração da vacinação, via web, tendo cumpridos os prazos de carência.
Tanto o parecer para antecipação (favorável ou não) quanto o requerimento do produtor – devidamente justificado – deverão ser encaminhados à Divisão de Defesa Sanitária Animal da Iagro, através dos escritórios locais.
Ainda segundo o Chiochetta, os animais destinados ao abate poderão transitar sem a vacina da etapa vigente até o registro do CT-13 da propriedade. Após este prazo, todos os animais deverão estar vacinados.
Agenda
Um ato para lançamento desta primeira etapa de vacinação está sendo organizado juntamente com a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e, como tradicionalmente acontece, deve reunir instituições representativas do setor produtivo, autoridades, lideranças politicas e produtores. Dentro de alguns dias será divulgada a data, local e horário do evento.
Kelly Ventorim
A Bayer tem a satisfação em comunicar que em 22 de janeiro de 2021, a Comissão da União Europeia concedeu certificado de segurança para importação de sementes de soja com tecnologia INTACTA 2 XTEND® para uso e processamento em alimentos/ração. A decisão foi publicada no Jornal Oficial da União Europeia, após […]
Cidade de muitos povos e culturas, centro econômico do País, polo da indústria de negócios e empreendedorismo, São Paulo também exerce grande influência no agronegócio. Você sabia que na metrópole estão sediados importantes institutos de pesquisa do segmento? Que em Parelheiros, distrito da zona sul da capital, há mais de 500 […]